A 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga conheceu nesse domingo, 2 de outubro, os grandes campeões da temporada 2011. O alazão Turim da Araxá, exposto por Josiane Matta Vidotti, conquistou o título mais cobiçado do evento, o Grande Campeonato Cavalo, superando outros 52 animais. Por sua vez, Imaculada da Piratininga, originária da seleção de Luiz Aparecido de Andrade, fez história ao ser a primeira fêmea de pelagem pampa a chegar ao título de Grande Campeã Nacional Égua.
Entre os criadores, os destaques foram Sergio Paiva, primeiro colocado na classe geral, e Paulo Eduardo Corrêa da Costa, que ficou com a primeira colocação na disputa dos especialistas na pelagem pampa.
A 33ª Nacional Mangalarga aconteceu, entre 24 de setembro e 2 de outubro, no Haras Raphaela, em Porto Feliz (SP). Durante os nove dias de programação, a principal mostra da raça Mangalarga contou com a participação de cerca de 550 animais, que marcaram presença em atividades variadas como julgamentos, provas funcionais e leilões. Originários dos principais criatórios do País, esses animais representam a elite de um plantel com cerca de 120 mil exemplares, cuja presença é marcante nas cinco regiões do País.
Confira a seguir a relação completa dos grandes campeões nacionais deste ano:
Grande Campeão Cavalo: Turim da Araxá (TE).
Expositora: Josiane Cardoso Matta Vidotti.
Grande Campeão Cavalo Pampa: Zurich do Pec.
Expositor: Paulo Eduardo Corrêa da Costa.
Grande Campeão Cavalo de Andamento: Gaio da Piratininga (TE).
Expositor: Luiz Aparecido de Andrade.
Grande Campeão Cavalo Pampa de Andamento: Hugo da Piratininga (TE).
Expositor: Luiz Aparecido de Andrade.
Grande Campeã Égua: Imaculada da Piratininga (TE).
Expositor: Luiz Aparecido de Andrade.
Grande Campeã Égua Pampa: Imaculada da Piratininga (TE).
Expositor: Luiz Aparecido de Andrade.
Grande Campeã Égua de Andamento: Batalha da Bica.
Expositor: João Pacheco Galvão de França.
Grande Campeã Égua Pampa de Andamento: Isabele da Piratininga.
Expositor: Luiz Aparecido de Andrade.
Grande Campeão Potro: Herdeiro do HIC (TE).
Expositor: HIC Agropecuária Ltda.
Grande Campeão Potro Pampa: Vaticano do AEJ.
Expositor: Almiro Esteves Junior.
Grande Campeã Potranca: Amorosa ACF.
Expositor: Antonio Carlos Ferreira.
Grande Campeã Potranca Pampa: Utopia do AEJ.
Expositor: Almiro Esteves Junior.