 |
| José Nogueira Martins, idealizador e apresentador do programa, e Luís Valença Rodrigues |
Os apaixonados por cavalos terão, a partir de agosto, um programa de TV, via Internet, com tudo o que se precisa saber sobre cavalos. Trata-se do TLHD, uma amplificação do programa Tribuna Lusitana, especializado em cavalos lusitanos, que agora passa a atender todas as raças. Entre as novidades está a parceria com a Revista Horse, que ficará responsável pelo conteúdo informativo do quadro Tribuna News.
O programa foi idealizado pelos portugueses radicados no Brasil José Nogueira Martins e Andrea Gomes, ambos com grande conhecimento sobre o mundo eqüestre. Martins, por exemplo, começou a montar com cinco anos, tendo sido aluno de grandes mestres de equitação portugueses, como Luis Valença e Francisco Cancella de Abreu. "Seu intuito era criar um programa de conteúdo equestre e equino onde pudesse transmitir o máximo de informação pela voz dos maiores conhecedores da raça", conta Andrea, atual diretora da "Tribuna".
Já consolidado entre os criadores e amantes do cavalo lusitano, o programa foram o programa que está em exibição desde 7 de outubro de 2009 agora busca expandir suas atuação para outras raças através do projeto "TL HD", que iniciará já no segundo semestre desse ano. O novo formato contará com um amplo conteúdo informativo, técnico e de entretenimento e busca responder aos pedidos de telespectadores. "Durante dois anos recebemos milhares de e-mails de todo o mundo. Esse feedback foi imprescindível para a nossa maturidade. O que surgiu como paixão revelou-se um trabalho altamente profissional admirado por todos.", comenta Andrea. "A criação destes variados programas é a forma de respondermos à nossa audiência aquilo que ao longo de dois anos nos perguntaram e sugeriram como temas", completa.
A Revista Horse também fará parte dessa nova fase. Seu editor-chefe, Marcelo Mastrobuono, foi o escolhido pela equipe do programa para apresentar o "Tribuna News". "A Revista Horse está há mais de 20 anos no mercado e pautando-se por um empenho e verticalidade que nos agrada. Para apresentar a Tribuna News procurávamos um jornalista conhecedor da área e ninguém melhor que o editor da revista mais prestigiada do mercado para fazê-lo. Não tivemos dúvidas em convidar Marcelo Mastrobuono para esta parceria e ficamos muito honrados por integrá-lo em nossa equipe", justifica Andrea.
A Tribuna Lusitana recebe 50 mil visitas por mês divididas entre diversos países: Portugal é o líder de acessos, seguido pelo Brasil, EUA, Espanha e França. Mas o programa é visto também nos Emirados Árabes, China, Japão, Austrália, Índia e por toda a Europa Central e pelo continente africano. Ao todo, são 119 países. Mesmo assim, não há intenção de migrar para um canal de televisão convencional. "A TL HD é o inicio de nosso canal televisivo, mas sempre por internet. Na realidade nós estamos a caminhar para um canal que dentro de alguns anos pretendemos ter uma programação diária, 24h por dia, 365 dias por ano", revela a diretora do programa. "A grande vantagem da internet é que falamos diariamente com o nosso público, respondemos a todos sem exceção e mantemos uma ligação constante com o público. Eles são nossos amigos".