02-Ago-2017 10:08 - Atualizado em 02/08/2017 10:23
Veterinária

Cólica: a doença que mata

Nova edição da Revista Horse traz uma das mais completas matérias sobre o mal que vitimiza os cavalos

 

edição 98, edições,
Edição 98

Estudos realizados nos Estados Unidos demonstram que a maior causa de mortalidade por enfermidade em cavalos é a síndrome cólica. Até 28% de casos de enfermidades em fazendas nos EUA são de cólicas, sendo que a mortalidade de cavalos por essa enfermidade perde apenas para a velhice. Certamente esses dados podem ser extrapolados para a grande maioria dos cavalos do mundo, pois o manejo geral é semelhante.

Segundo a Universidade de Liverpool (RU), a cólica é um termo usado para descrever um sintoma de dor abdominal, que em cavalos geralmente é causada por problemas no trato gastrointestinal. Existem mais de 70 tipos diferentes de problemas intestinais que causam sintomas de cólica, que variam de leve a grave (com risco de vida).

Mas por que matamos cavalos? Porque 99% dos quadros de cólicas ocorrem por erros de manejo. E quem maneja os cavalos no dia a dia? Nós, os seres humanos que amamos e admiramos essa nobre espécie. Consequentemente, basta acertar e corrigir o manejo na rotina diária dos cavalos que praticamente eliminamos os riscos de cólicas.

Mas então por que ainda ocorrem tantos quadros de cólicas e cavalos morrem por causa disso? Em primeiro lugar, porque, infelizmente, o ser humano, no mundo todo, acredita que cólica em cavalo é normal. Mas estado de saúde é normal; doença é um mal que afeta um ser vivo e que deve ser evitado a todo custo, especialmente por aqueles que cuidam e devem zelar pela saúde dos animais; e aqui esse cuidado vai desde o tratador, passando pelo proprietário, chegando aos colegas médicos veterinários.

O papel do ser humano deve ser manter a saúde e garantir o bem-estar dos animais, conhecendo quais são suas necessidades e ofertando aos cavalos o que eles necessitam, de forma a propiciar-lhes uma boa vida com ótimo desempenho.

Mas por que ocorre a síndrome cólica no equino? Qual o manejo correto que deve ser utilizado para se evitar esse transtorno que custa a vida de tantos cavalos todos os dias?

LEIA A ÍNTEGRA DESTA MATÉRIA NA EDIÇÃO 98 da REVISTA HORSE, NAS MELHORES BANCAS E LIVRARIAS DE TODO O PAÍS. PARA ASSINAR, USE O CÓDIGO DE DESCONTO amocavalos NO SITE www.revistahorse.com.br/assine e GANHE  15% DE DESCONTO

 

Revista Horse
Deixe seu Recado