10-Abr-2017 16:57

Nuno de Oliveira - Um dos maiores mestres da arte da equitação

Nuno Oliveira foi um dos maiores mestres da cultura portuguesa, dedicado à arte da equitação, reconhecido em todo o mundo

 

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Ndzinji
Mais uma vez me perguntaram quais foram e quais são as pessoas que me inspiraram no mundo do cavalo. Sem dúvida há uma quantidade considerável de mestres, contudo um deles sempre foi alvo de meus estudos e, para quem me conhece, tem sido o modelo ideal a seguir durante meu trabalho com os cavalos.

Já escutei, orgulhoso, que a minha equitação é Oliveirista. Sim, Mestre Nuno Oliveira (Nuno Waldemar Nunez Marques Cardoso Pery de Linde Abreu Oliveira) sempre foi uma inspiração para mim. Ele nasceu em 1925 e faleceu aos 64 anos de idade. Sem dúvida foi um dos maiores mestres da cultura portuguesa, dedicado à arte da equitação, reconhecido em todo o mundo. Possuía um talento inestimável, uma personalidade ímpar, montava seus cavalos sempre acompanhado das obras de Verdi. Era um afinco estudioso, assim como deve ser todo cavaleiro-treinador que pratica boa equitação, gostava de ler as obras de Baucher, De La Guerinière ou Fillis. Dedicou-se também à escrita, deixando algumas importantes obras, tais como: Haute École,  Reflections on Equestrian Art, LÁrt Equestre e muitos outros.

Mestre Nuno defendia que ensinar e praticar equitação deve ser baseado em leveza, liberdade, beleza e harmonia. Dizia ainda: "O cavaleiro que constantemente segura o seu cavalo com um forte contato não pode nunca progredir; só o cavaleiro que sabe como trabalhar o seu cavalo em liberdade descobrirá a arte de montar".

A sua maneira de montar é ainda hoje muito respeitada assim como considerada como exemplo no meio equestre.

Seguem abaixo traduções de alguns apontamentos escritos por Nuno sobre os quais norteiam o meu trabalho diário, considerando-os como um conjunto de orientações e conselhos à todos aqueles que se dedicam ao ensino de um cavalo.

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"O Tato Equestre não é apenas a sutileza das ajudas, mas também o sentimento para a escolha das ajudas que têm de ser aplicadas”

"Prosseguir para que o cavalo encontre-se voluntariamente para o exercício, e não pela força"

"Olhe para a pureza dos três andamentos. O resto aparecerá facilmente"

"Quando um cavalo fica nervoso durante um exercício novo, é preciso acalmá-lo durante o exercício. Caso contrário ele vai ficar nervoso cada vez que pedir algo novo"

"Eu não quero cavaleiros que trabalham duro fisicamente. O Trabalho é pensando"

"Ajustar as rédeas significa estabelecer um contato suave"

"É preciso ter uma mão imóvel com os dedos móveis."

"As mãos têm que ser como o concreto quando o cavalo resiste e como manteiga quando ele cede"

"Não deixe que o cavalo cair no sono na mão. Não temos uma mão morta"

"A mão deve ser um filtro, não uma torneira aberta"

"É sempre melhor se arriscar a perder o contato um pouco, do que não ceder em tudo"

"Se você agir de forma contínua com as pernas, você não dá o cavalo a chance de ir completamente sozinho. E você poderia desperdiçar uma vantagem resultando em uma falta de sensibilidade e um desperdício de ajudas"

"O ataque mais forte, mesmo com o estímulo, tem que sair de uma perna mole. Se alguém toca com pernas rígidas, o cavalo resiste"

"As pernas têm de dar e receber, assim como as mãos"

"Os erros das pernas mostram-se na boca"

"Não perder de vista o fato de que quadril e pernas conduzir o cavalo para a frente e as mãos simplesmente canalizar essa energia por meio de ajudas rédea suaves"

"Se você quiser acompanhar caminhada do jovem cavalo, fazê-lo com a lombar para trás e não com a mão"

"O cavaleiro controla seu cavalo com seu quadril"

"Use as mãos e pernas com moderação, e mantenha o equilíbrio através do assento"

"A interrupção das ajudas não significa abandonar a cavalo, mas para manter o contato e para fazer tão pouco quanto possível"

"Não se deve começar equitação, aprendendo as ajudas de rédea, mas por aprender a SENTIR"

"Quando os pilotos dão ajudas excessivas, muitas vezes é porque se aplicam aos auxílios tarde demais, em vez de no momento certo"

"Um cavalo que é dotado de impulsão é aquele que mantém a mesma postura, a mesma cadência, e a mesma quantidade de energia sem ser levado "pelo cavaleiro"

"Impulsão significa para manter a energia dentro da cadência"

"Contanto que o cavalo vai para a frente, ele não tem tempo para pensar em evasões"

"A dificuldade é manter a impulsão sem força"

"Não há impulsão sem cadência e não há cadência sem impulsão"

"Um cavalo cadenciado não é um cavalo sonolento. É um cavalo em quem se pode descansar, mas que continua a ser poderoso"

"Toda vez que o piloto se esquece de regular a cadência, o cavalo começa a assumir o controle"

"O cavalo vai se tornar flexível quando é cadenciado, duro quando ele corre"

"O cavalo deve procurar o contato por impulsão e pelo  uso dos posteriores"

"O relaxamento da boca por si só não é suficiente. Ele pode ser enganosa, porque não leva necessariamente à leveza. Tem que ser acompanhado pelo relaxamento de todo o cavalo. Quando ele relaxa as costas, ele definitivamente terá repercussões na boca"

"Respire profundamente e calmamente no galope. Expanda sua caixa torácica"

"A parte superior do corpo não deve se mover para trás e para frente no galope. Em vez disso, a parte de trás lombar deve tornar-se flexível"

"Não se contente com apenas qualquer partida galope. Melhorar a partida  irá melhorar a qualidade do galope"

"Manter o assento no galope - Isso é tudo"

"Galope de tal forma que o cavalo não acelere quando você soltar as rédeas. Isso requer um galope descontraído com báscula"

"Não se deve galopar o cavalo até que ele se comporta bem no trote"

"A rédea fora endireita o cavalo, colocando os ombros em frente das ancas"

"A fim de manter o cavalo em linha reta, use suas mãos o mínimo possível no galope"

"Para ter uma boa mudança de pé, é preciso aperfeiçoar o galope original acima de tudo"

"Para que as mudanças de pé sejam boas, é preciso um galope elástico. A pessoa tem que sentir que o cavalo tem báscula"

"Um dos segredos das mudanças de pé é ter os ombros do cavalo na mesma linha que as ancas"

"No treinamento do piaffe, o cavaleiro deverá parar com freqüência e deixar o cavalo acalmar e esticar o pescoço"

"Para que o cavalo mostre o esplendor completo que possui como no piaffe e passage, a leveza deve ser constante e as pernas do cavaleiro devem estar estendidas. O cavalo deve mostrar-se cheio de orgulho em sua postura"

"Quando o cavaleiro pede o piaffe, ele tem que parar o cavalo alguns passos antes de este último querer parar por sua própria vontade"

Ndzinji Pontes

Ndzinji Pontes

Cavaleiro angolano radicado no Brasil, titular da Coudelaria Função em Ibiúna, SP, é um dos mais respeitados treinadores de adestramento do Brasil, recebendo em seu centro de treinamento os mais importantes cavalos da modalidade no Brasil.

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