14-Mar-2017 23:19 - Atualizado em 03/04/2017 07:20
eleição

Oposição vence eleição no Jockey SP

Por 160 votos contra 121, grupo liderado por Benjamin Steinbruch ganha um dos pleitos mais disputados da instituição que completou 142 anos

jockey, imprensa,
Membros da chapa eleita Jockey do Futuro
No dia em que comemorou 142 anos de história, 14 de março de 2017, o Jockey Club de São Paulo viveu uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos. O grupo liderado pelo empresário Benjamin Steinbruch, 63 anos, venceu a chapa de situação, que tinha entre seus integrantes o atual presidente, Eduardo da Rocha Azevedo, por 160 a 121 votos, com uma diferença de 39 votos. Ao todo, 283 sócios participaram do pleito, com apenas um voto nulo e um em branco.

A disputa começou às 10h com as duas chapas empenhadas em convencer os sócios-eleitores. Na entrada social, um piquete de funcionários em greve anunciava o momento de dificuldade financeira da instituição, com carro de som e protestos contra o atraso de salários. 

Na parte interna, as chapas dividiam as prospecções sobre a vontade dos sócios-eleitores. O grupo de oposição fazia o monitoramento de cada associado que chegava para o pleito, que se estendeu durante todo o dia, até às 18h. No final, ainda era impossível prever com certeza quem chegaria na frente.

O clima de disputa se estendeu para a apuração, com a contagem de votos cabeça a cabeça, como se costuma dizer nos páreos da Cidade Jardim. Na final da apuração da primeira urna, uma diferença de apenas 4 votos a favor da oposição, que somou 43 contra 39 da situação. Na segunda, a situação chegou na frente por apenas um voto. A confiança pela vitória da oposição começou a se evidenciar na terceira urna, quando a diferença subiu para 14 votos, de um total de 68 eleitores. Na quarta e última urna, a confirmação, desta vez com uma margem maior: 22 contra 17, de um total de 56 votantes.

Após a confirmação do resultado, Steinbruch fez um discurso conciliador. "Foi uma pena que houvessem duas chapas, o ideal é que fosse uma só. Mas vamos trabalhar juntos. A grande vitória vai ser se conseguirmos unificar todos que gostam de cavalos e do Jockey Club a trabalhar juntos e buscar uma solução. Nada é fácil, mas dividido é muito mais difícil. A proposta nossa é transparência, gestão profissional e união", afirmou.

A nova diretoria do Jockey SP será empossada na próxima segunda-feira, dia 20, já com o formato do novo estatuto, aprovado no início de fevereiro, com 12 membros do Conselho Administrativo e sete suplentes. O grupo deverá confirmar o nome de Steinbruch como presidente, que, por sua vez, irá definir quem será o novo CEO, como rege o novo estatuto do clube.

O maior desafio da nova gestão será resolver o problema de greve dos funcionários, que já se estende há vários meses, e equacionar uma dívida que gira em torno de R$ 190 milhões.

Veja quem foram os eleitos da chapa Jockey do Futuro e os respectivos tempo de mandato:

MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REPRESENTANTES DO TURFE:
1. Benjamin Steinbruch - 3 anos
2. Marcelo Arthur Motta Ramos Marques - 2 anos
3. Samir Abdenour - 1 ano

MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:

4. Alessandro Arcangeli - 3 anos
5. Selim Assilam Nigri - 3 anos
6. Paulo Ricardo de Oliveira - 3 anos
7. Roberto Teixeira da Costa - 2 anos
8. Jose Stefanes Ferreira Gringo - 2 anos
9. Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior - 2 anos
10. Flavio Lemos Belliboni - 1 ano
11. Bruno de Godoy Ribeiro - 1 ano
12. Anibal Massaini Neto - 1 ano

MEMBROS SUPLENTES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:

13. Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa - 1º Suplente
14. Jose Eduardo Ferreira Neto - 2º Suplente
15. Luiz Augusto de Camargo Opice - 3º Suplente

MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO FISCAL:

16. Alfredo Sestini Filho - 3 anos
17. Geraldo Salles Junior -  3 anos
18. Cassio Tobias de Aguiar Filho - 3 anos

MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:

19. Pedro Henrique Ferreira Ramos Marques - 1º Suplente

Revista Horse
Deixe seu Recado