11-Out-2017 14:41 - Atualizado em 16/10/2017 17:35
Tropeirismo

Parque do Peão reúne Muladeiros 

Quarta edição do “Muar do Sertão”  foi realizado no Parque do Peão, de 12 a 15 de outubro, com várias atrações

muar do sertão, 2017, imprensa,
Muar do sertão
O Parque do Peão em Barretos realizou, nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, pela quarta vez, um encontro de muladeiros. Com o objetivo de resgatar tradições históricas do interior do Brasil, o Muar do Sertão deverá atrair produtores e competidores de muares (burros e mulas). “O Brasil foi desbravado no lombo dos muares. Os primeiros rodeios realizados no país, inclusive, foram feitos com animais dessa espécie. Eles possuem força e características únicas, que impressionam os criadores”, explica Emílio Carlos dos Santos (Kaká), diretor de Marketing da Associação Os Independentes, promotora do evento.

Durante os quatros dias de realização, o evento contou com provas na Hípica do Parque do Peão, leilão, shows musicais, gastronomia típica como Queima do Alho, Tenda da Gambira espaço que abrigará as negociações relacionadas aos muares, estúdio de rádio com músicas de raiz, concursos da melhor “tralha”, feira comercial, entre outras atrações relacionadas ao segmento, envolvendo apenas os muares.

Por serem híbridos, fruto do acasalamento de jumento com égua, os burros e mulas são mais resistentes, atraindo investidores. “É um animal rústico, mas ao mesmo tempo dócil. Atualmente o preço de um muar pode variar de R$ 3 mil a R$ 100 mil. E, apesar da força, muitos pecuaristas criam estes animais para hobby, por serem únicos”, conta o veterinário Kiko Almeida Prado, diretor de Rodeio de Os Independentes.

muar do sertão, 2017, imprensa,
Muar do sertão

Deixe seu Recado