Tire suas Dúvidas

Envie sua pergunta

Existem campos que requerem sua atenção!
Enviando...
Enviada com sucesso !!! Obrigado por enviar sua pergunta. Em breve enviaremos uma resposta.

Resposta

Quais os cuidados que devemos ter com o feno no inverno?

Mauro Ianoni
Itapeva (SP)
10 de Abril de 2017

No inverno, além das temperaturas mais baixas, temos também uma redução considerável na umidade relativa do ar. Esses fatores, aliados à diminuição do período de luz (fotoperíodo), que caracterizam os dias mais curtos, determinam uma menor produtividade das gramíneas. Elas podem ficar mais fibrosas, e, quando sofrem o processo de fenação, ficam mais secas, com aspecto amarelado e grosseiro. Sendo assim, é importante avaliar a qualidade do feno antes de efetuar a compra. Opte por fenos com coloração mais esverdeada, que provavelmente são provenientes de plantações irrigadas; se tiver muito amarelado sua qualidade é inferior. Também o odor deve ser agradável e característico, sem a presença de partes emboloradas. A relação entre folhas e caule deve ser observada; fenos muito secos perdem muitas folhas e com isso seu valor nutricional diminui. 

Com relação ao armazenamento, em qualquer período do ano, os fardos de fenos devem ser mantidos sobre estrados de madeira, sem contato direto com o piso, afastado de paredes, principalmente quando as mesmas apresentam sinais de umidade. Os fardos devem ser protegidos da chuva e do sol; o ideal é separar um cômodo ou mesmo uma baia, para poder armazenar o feno, desde que respeitadas as recomendações citadas. Em locais onde não há espaço coberto para armazenagem, pode-se utilizar uma lona sobre os fardos, tomando cuidado de mantê-la bem fechada; porém esse método pode predispor ao desenvolvimento de fungos. Também o controle de insetos e roedores é de suma importância para garantir a manutenção da qualidade do feno; há grande possibilidade da transmissão de leptospirose para os cavalos que ingerem feno contaminado com urina de roedores.

Os cuidados também se estendem ao momento do fornecimento do feno para os animais. Opte por ter uma redinha de corda específica, para manter o feno elevado dentro da baia, evitando que os animais ingiram material da cama no momento do consumo. Em piquetes, pode-se colocar o feno em fenis ou cochos. Enfim, em todas as estações do ano, temos que cuidar para que o feno seja armazenado e manejado corretamente, garantindo sua qualidade e assegurando seu valor nutricional.   

Resposta de Sabrina Funari - Zootencnista, mestre em nutrição e Produção Animal (FMVZ-USP)

 

Voltar