22-Set-2020 09:35
Treinamento

A importância do aquecimento

Processo de treinamento de animais atletas exige uma preparação física e, também, mental

horse,
Horse

O treinamento de cavalos da equitação clássica e western tem vários pontos em comum. Nossa proposta na série de artigos que preparamos para a Horse é mostrar nossa experiência prática no treinamento de cavalos de Rédeas, considerada a mais técnica entre as modalidades western. Acredito que essa abordagem pode ser aproveitada em qualquer modalidade, pois trata-se de adequar a mente do cavalo para o aprendizado, seja qual for a sua função.
Comecemos, então, pelo aquecimento do cavalo, um processo fundamental para o início da sessão de treinamento. A maioria das pessoas, no entanto, entende que isso está direcionado apenas a parte física, deixando de lado o aspecto mental. Partindo do fato de que hoje a maioria dos cavalos de esporte fica confinada em cocheiras e come rações de alto valor nutricional, temos que desenvolver um programa que inclua, desde o início, todos os elementos que influenciam na performance do animal.

treinamento,
Pescoço baixo e orelha para frente; relaxamento e descontração
Quando os animais saem das cocheiras para trabalhar, precisam de um aquecimento adequado para administrar a sensação de liberdade que lhe foi extraída e o excesso de energia acumulado pelo consumo de rações altamente energéticas e o não gasto dessa energia pelo confinamento em cocheiras. É um processo que precisa ser administrado de forma correta para preparar o cavalo física e mentalmente para o treino.
O excesso de energia faz com que o animal não consiga se concentrar e, portanto, aprender. Quando não se direciona bem esse aquecimento vamos produzir cavalos irritados, defensivos e ansiosos, justamente o oposto do comportamento que precisamos para construir um grande atleta. Por isso defendo que, quanto mais adequado for o aquecimento, cada vez mais rápido o animal entra numa moldura mental adequada para iniciar o treinamento e o aprendizado.
Dentro desse conceito, não podemos falar em “método”, que considero um equívoco no processo de aprendizado. Para ser eficiente, o processo de aquecimento precisa ser individualizado. Cada animal tem suas particularidades e exige um programa personalizado.
Nos meus cavalos de Rédeas, por exemplo, entro na pista montada e gosto de caminhar um pouco à beira da cerca e depois trotar. Por que na beira da cerca? Porque nesse início não quero ficar pegando muito na boca do cavalo para por direção. Quero que ele se prepare melhor para conversarmos disso. O perímetro da cerca ajuda a guiá-lo em uma direção, pois dessa maneira interfiro o menos possível.
treinamento ,
Pescoço baixo e orelha para o cavaleiro; relaxamento e atenção
Quando inicio o trote, deixo as rédeas soltas e que ele escolha o ritmo. Pode trotar no ritmo que quiser, só não pode voltar ao passo ou ir para o galope, a não ser que eu permita por algum motivo. Nesse momento, o cavalo já começa a me contar um monte de coisas importantes, por isso primeiro observo e depois direciono.
Se, por exemplo, o cavalo acelera o ritmo em determinado momento, mantenho-o nessa velocidade que ele mesmo optou por todo o perímetro. Não deixo diminuir o ritmo por toda a pista, até a hora que percebo que começa a pedir para diminuir naquele pedaço em que estava aumentando. Nesse momento, permito que volte ao passo. Isso muda tudo, porque foi escolha dele e não imposição minha. Apenas administrei de forma que a vontade minha fosse a dele também.
É um conceito básico defendido pelo mestre Tom Dorrance: “primeiro vou onde ele quer, depois ele vai onde eu quero, para depois ficarmos juntos”. Essa é a hora que o cavalo se abre para o treinamento.
Nas próximas edições falaremos como esse processo se aplica em diferentes tipos de cavalos, dos mais pacatos aos mais quentes e outras variantes que encontram-se pela frente. Até lá! (Artigo publicado na edição 69 da Revista Horse)

Revista Horse
Dudi Ometto

Dudi Ometto

Treinadora de Rédeas do Projeto Doma e Zootecnista. E-mail: [email protected]

Deixe seu Recado