06-Dez-2017 17:31
veterinária

A raiva está por perto

Aumento do número de casos causa preocupação aos criadores e proprietários do interior paulista

 

Recentemente, o aumento do número de casos de raiva equina vem causando grande preocupação aos proprietários da região oeste do interior paulista. De difícil quantificação, pois muitos casos não são notificados, estimasse que o número de casos aumentou em 100% nos últimos meses.

A Raiva é uma doença viral transmitida através do contato da saliva de um animal doente com algum ferimento ou então através da mordida, quando há a inoculação direta deste vírus. No equino, a forma mais comum de contaminação é através da mordida de morcegos hematófagos (que transportam o vírus), mas outros animais, inclusive os próprios cavalos, podem transmiti-lo. O período de incubação do vírus (contaminação) até que ele apresente os primeiros sintomas pode demorar de alguns dias a até um ano, portanto, nem sempre a lesão inicial da mordida é encontrada.

Em razão de ser uma zoonose, fatal e sem cura, deve ser considerada no diagnóstico das doenças que apresentam sintomas neurológicos agudos com evolução em um curto período de tempo de até sete dias

(...)

VEJA A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM NA EDIÇÃO 99 da HORSE. Para assinar, clique abaixo


banners,
Banners

Revista Horse
Deixe seu Recado