Água, vital para a SAÚDE
Assegurar um consumo adequado é fundamental para equinos expostos a exercícios prolongados ou em ambientes quentes
Muitas vezes ficamos preocupados com qual o melhor volumoso que devemos fornecer aos nossos animais e se usamos capim “in natura” ou feno pré-secado. Qual a melhor ração concentrada e se devemos suplementar as dietas com aminoácidos e outros aditivos alimentares. Nessa constante preocupação, muitas vezes, alguns aspectos básicos são esquecidos, como por exemplo, a água que é um nutriente muito importante para a saúde dos cavalos, em especial, dos que praticam atividades físicas.
Em nutrição animal, sempre recomenda-se que a qualidade de água fornecida aos animais, seja tão boa quanto àquela destinada ao consumo humano. Então, fornecendo diariamente uma fonte de água potável e à vontade, estaríamos garantindo que os animais não tenham seus consumos de água restringidos e sim disponibilizados para atender as exigências fisiológicas de cada categoria animal.
Limpar os bebedouros frequentemente, removendo algas e outros materiais que possam prejudicar os aspectos qualitativos da água, como restos de alimentos e insetos, são medidas necessárias para manter um consumo de água adequado pelos animais. Algumas algas que se formam em bebedouros e lagos podem produzir substâncias nocivas à saúde dos animais. Restos de comidas nos bebedouros fermentam e produzem odor e sabor desagradável, levando a uma restrição de consumo. Insetos mortos, como moscas, podem ser vetores de doenças e parasitoses, comprometendo também a saúde dos animais.
Não somente a limpeza é importante, mas também a manutenção dos bebedouros e locais de acesso. Acúmulo de barro, altura inadequada, difícil acesso, são pontos que devem ser observados para não causar restrição no consumo de água.
Garantindo a potabilidade da água e volumes adequados durante todo o dia, conseguimos garantir um consumo adequado. Nesse sentido, recomenda-se a realização de análise de potabilidade de água pelo menos uma vez ao ano, principalmente em centros de treinamentos e propriedades de alto desempenho, para se conhecer tanto as características da água fornecida, quanto os aspectos qualitativos da mesma.
Assegurar um consumo de água adequado é fundamental em equinos expostos a exercícios prolongados ou em ambientes quentes, pois a restrição ao consumo de água pode levar a uma depreciação do apetite e redução no consumo voluntário de alimentos. O índice de água corporal dos equinos é relativamente constante (68 a 72 % do peso total), sendo que a exigência mínima de água pelos equinos em mantença está diretamente correlacionada às perdas e excreções através da urina, das fezes, do suor, da evaporação nos pulmões e pela secreção de leite.
A quantidade de água consumida pelos equinos está relacionada a diversos fatores como, a composição química bromatológica dos alimentos associada especialmente ao conteúdo de proteínas, minerais e fibra da dieta, porém a digestibilidade das dietas, a temperatura e a umidade relativa do ar, a atividade física e o estágio fisiológico em que se encontram os animais são efetores cumulativos sobre as perdas e têm que ser compensadas pela ingestão de água. Sendo que o consumo de água e alimento estão diretamente interligados.
Para termos uma relação entre a quantidade de alimento consumido com a quantidade de água a ser ingerida, pode-se destacar que um animal adulto deva beber em torno de 2 a 3 litros de água / kg MS ingerida. Então um equino adulto, com 500kg de peso vivo, consumindo 3,5kg de ração concentrada e mais 9 kg de feno, estima-se que consumirá aproximadamente 21,2 a 31,8 litros de água/dia.
A água é sem dúvida um ponto importante que deve ser observado na dieta dos animais, e fornecer ou garantir o consumo adequado da mesma, pode ser o grande elo para o sucesso. Avaliar os locais de fornecimento, a qualidade e aspectos ligados à água e suas fontes, é fundamental em um local de desempenho e referência equestre. Cabe sempre a recomendação de que havendo dúvidas, um técnico pode ser o grande aliado para trazer soluções adequadas ao seu empreendimento. (Artigo publicado na edição 81 da Revista Horse)

Leonir Bueno Ribeiro
é formado em Zootecnia, com Mestrado em produção e nutrição de equinos
e-mail: [email protected]
Deixe seu Recado