Animais: as vítimas sem registro
Cavalos estão entre os animais afetados pela tragédia na região forte na pecuária. Alguns foram resgatados com vida, outros estão sendo eutanasiados
Cavalos, muares, bovinos, galinhas, porcos e cães, são as vítimas não contabilizadas na tragédia de Brumadinho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região onde aconteceu a tragédia é forte na exploração pecuária, com mais de 18 mil bovinos e 10 mil suínos. Conforme moradores locais, a estimativa é a de que a maior parte desses animais tenha morrido e outra parte esteja agonizando na lama.
Alguns desses animais foram resgatados com vidas, enquanto outros não tiveram a mesma sorte. É o caso de duas vacas que estavam presas na lama de rejeitos e acabaram sacrificadas no Córrego do Feijão, nesta segunda-feira (28).
Se centenas de animais não sobreviveram, até a manhã desta terça-feira
A juíza Perla Saliba Brito determinou que a Vale, empresa responsável pela Barragem, se responsabilize pelo resgate dos animais afetados pela lama. Para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a empresa deve contratar ou fornecer “equipe capacitada,
A juíza Perla Saliba Brito determinou ainda, que o trabalho deve ser feito paralelamente e não deve atrapalhar de forma alguma a atuação dos bombeiros no resgate das vítimas humanas. Se a Vale do Rio Doce não cumprir a determinação, a multa diária é de R$ 50 mil e incursão no crime de desobediência.
Deixe seu Recado