27-Jul-2020 11:02 - Atualizado em 03/08/2020 17:57
Mercado

A utilidade das ligas no trabalho

O uso de protetores no treinamento preserva a integridade física do animal, deixando-o apto para qualquer atividade

horse 2020,
Assine Horse

Para que todo atleta tenha condições físicas para participar de uma competição, o uso de protetores em seus treinamentos é muito importante para evitar torções, batidas e lesões. No treinamento dos cavalos, esses acessórios têm a mesma finalidade: preservar a integridade física do animal, deixando-o apto para o trabalho, para passear ou treinar para alguma modalidade específica.

No treinamento, os protetores necessários são as ligas de trabalho, caneleiras, clóches, skidboots e ferradura. A liga de trabalho tem a mesma função da caneleira. Como o nome já diz, proteger a canela, que é a parte menos protegida por músculos dos membros dianteiro e traseiro, evitando que bata em obstáculos ou que ”se toque” (como falamos na gíria), um membro bater no outro.

nutricao 66,
Caneleiras, clóches, ligas, skidboots e borrachas ajudam a proteger o animal durante o treinamento
O clóche é para proteger a parte superior traseira dos cascos dianteiros, evitando o que acontece com alguns cavalos quando os cascos traseiros pisam nos dianteiros.

Os skidboots servem para proteger a parte de trás dos membros traseiros, em cavalos de rédeas, laço de bezerro, apartação. Ou seja, todo cavalo que trabalhe com seus membros traseiros perto do solo. Esse protetor evita que se machuquem quando estiver esbarrando ou apartando o boi, seja na pista de trabalho, seja na mangueira separando o gado na fazenda.

As ferraduras protegem essencialmente os cascos do gasto excessivo, além de preservar a sola dos cascos contra pedras e do chão duro. Podem também servir como apoio para determinados tipos de terreno, como, por exemplo, a necessidade de rampões em terrenos de grama.

Também é preciso que a manta sob a sela esteja confortável no dorso do cavalo, limpa, seca e que seja almofadada para evitar machucaduras causadas pelo suor e atrito.

Em algumas embocaduras (bridão ou freio) é necessário o uso de borrachas para evitar que machuque a lateral da boca no caso de alguma irregularidade de espaço na articulação da ferramenta.

Lembrando que para o cavalo ter um bom desempenho no trabalho temos que lhe dar todas as condições necessárias, protegendo-o sim, mas, acima de tudo, com respeito e amor. (artigo publicado na edição 66 da Revista Horse)

 

Revista Horse
Ilan Gonçalves Cordeiro

Ilan Gonçalves Cordeiro

É Treinador do Equivila Centro Equestre e-mail: [email protected]

Deixe seu Recado