06-Jan-2021 14:06 - Atualizado em 06/01/2021 14:20
Nutrição

As rações e seus benefícios

Escolher e fornecer uma boa ração podem trazer vários benefícios, como dieta balanceada, alto aproveitamento dos nutrientes e melhora no desempenho

Assine a Horse,
Assine a Horse

Sempre gosto de lembrar as pessoas que possuem cavalos, que os mesmos são herbívoros e que têm uma demanda diária de forrageiras e volumoso para que seu trato digestório não tenha distúrbios alimentares. E que estão muito bem adaptados às dietas à base e, em alguns casos, pura e exclusivamente de gramíneas e leguminosas.
nutricao ,
Os cavalos são herbívoros e precisam de uma demanda diária de forrageiras e volumoso para que seu trato digestório não tenha distúrbios alimentares
Contudo, o aumento da demanda energética diária por equinos destinados a treinamento e esportes de altos rendimentos, fez com que tivéssemos de incluir fontes de grão e cereais concentrados na dieta dos equídeos, surgindo dessa forma a mistura de ingredientes e rações concentradas.
É comum encontrar um novo criador ou proprietário pensando que é só fornecer uma boa ração e tudo estará resolvido, porém, as coisas não são bem assim. A base da alimentação dos equídeos deve ser de volumosos, de preferência de boa qualidade.
As misturas balanceadas de ingredientes concentrados, conhecidas comercialmente como ração, trouxe para as criações de animais, uma série de vantagens, e nesse artigo, o objetivo é citar alguns­ deles.
A primeira vantagem é de que podemos trabalhar com uma gama de ingredientes para formular uma dieta para equinos e alterando a proporção de inclusão desses ingredientes podemos formular dietas com inúmeras variações de teores nutricionais.
nutricao ,
Animais que praticam esportes de explosão como o Tambor precisam da complementação de rações
Os teores nutricionais, nada mais são que os níveis de garantia de uma ração, que é o quanto nós, nutricionistas, esperamos que a ração forneça de energia, proteína, gorduras, minerais e vitaminas.
Cada tipo de modalidade esportiva tem uma demanda ou exigência nutricional diferente. Algumas demandam de mais energia na forma de carboidratos ou de gorduras, com maior teor de proteína ou de fibras alimentares.
Essa é a diferença entre as rações que encontramos disponíveis no mercado e algumas empresas possuem rações direcionadas às modalidades esportivas, como enduro, corridas e esportes de explosão, e não somente rações para equinos.
Outro benefício é que podemos adicionar aditivos alimentares às dietas de nossos animais, de forma controlada e mais econômica possível. Os aditivos são ingredientes ou substâncias que adicionados intencionalmente durante o processamento da dieta podem melhorar características dos produtos e o desempenho de animais sadios.
Entre os aditivos mais comuns estão os prebióticos e imunomoduladores, tais como, os Mananoligossacarídeos e os beta glucanos, que adicionados nas dietas, vão se ligar a bactérias maléficas presentes no intestino, sendo jogadas para fora dele. Assim, beneficiam o desenvolvimento apenas de bactérias benéficas, e melhoram a saúde intestinal.
A Biotina também é adicionada como um aditivo e suplementada nas rações, e a mesma tem relação direta com a saúde dos cascos. Da mesma forma, a adição de complexos de antioxidantes, como selênio, vitamina E, vitamina C, todos esses suplementados em doses corretas, vão agir com antioxidantes naturais, auxiliando na recuperação dos animais pós-exercícios.
Minerais na forma associada à molécula orgânica, conhecida e citada por minerais orgânicos, também são aditivos que incluímos nas dietas. Todos sabem que os minerais desempenham uma série de funções em nossos organismos e no dos equinos também, e na sua forma associada a uma molécula orgânica, os minerais, podem ser mais facilmente absorvidos e aproveitados pelos animais.
Os Aminoácidos também podem ser suplementados e balanceados. Eles são a menor fração das proteínas do corpo e para a formação de proteínas como músculos, há uma demanda de um número grande de moléculas de aminoácidos, porém para que seja sintetizada cada proteína, as relações de aminoácidos devem estar balanceadas nas dietas, e conseguimos fazer isso adicionando aminoácidos às dietas.
nutricao ,
A peletização das rações fez com que diminuísse a formação de pó e evitasse que os animais selecionassem os grãos que melhor lhe conviesse
Existe uma série de outros aditivos que podem ser inclusos em dietas, com as mais diversas funcionalidades, como adsorvente de micotoxinas, para reduzir a incidência e taxa de concentração de aflatoxina, fumonisina, zearalenona, entre outras. As micotoxinas são substâncias tóxicas, resultado da fermentação e proliferação de fungos.
Condroprotetores, como sulfato de Condroitina, sulfato de Glucosamina, e, mais recentemente, colágeno bioativos, para auxiliar na prevenção de inflamações e até a regeneração de cartilagens das articulações.
Ainda nas vantagens de uso das rações, outro ponto importante é que podemos fornecer alimentos com altos níveis de aproveitamento para os animais. E um dos aspectos ligados à forma de processamento, podemos citar a peletização e a extrusão de alimentos.
nutricao ,
A ração extrusada apresenta outra vantagem, pois o alimento é submetido à pressão e temperatura, sendo cozido, e com isso melhora a absorção de nutrientes
Os equinos podem comer misturas de ingredientes integrais e sem nenhum processamento. Há tempos atrás, era muito comum as misturas de grãos de aveias, com milho, trigo e cenoura nas cocheiras. Porém, a moagem desses alimentos melhora o aproveitamento dos mesmos, mas tem o inconveniente da formação de pó, na qual os cavalos acabam inalando e tendo problemas respiratórios crônicos. A peletização das rações fez com que diminuísse a formação de pó e evitasse que os animais selecionassem os grãos que melhor lhe conviesse.
Da mesma forma, como a peletização, o processo por extrusão, permite incluir em um único pelete ou partícula, todos os grão e elementos das dietas, evitando a seleção de ingredientes. Porém, a extrusão apresenta outra vantagem, que é a do cozimento do alimento, pois o mesmo é submetido à pressão e temperatura, sendo cozido, e com isso melhora a absorção de nutrientes.
Durante o processo de extrusão ocorre a gelatinização do amido e esse passa a ter alto aproveitamento pelos animais, aumentando o teor de energia aproveitada. O processo de peletização também pode promover a gelatinização do amido, desde que feito corretamente.
Escolher e fornecer uma boa ração aos seus animais podem trazer uma série de benefícios, desde uma dieta balanceada, ao alto aproveitamento dos nutrientes e melhora do desempenho dos animais. E como são muitos detalhes a serem observados na dieta dos animais, e muitas das vezes cada animal possui suas particularidades, tornando-o um indivíduo único, vale ressaltar que surgindo dúvidas consulte um técnico especializado. (Artigo publicado na edição 84 da Revista Horse)

Revista Horse
Leonir Bueno Ribeiro

Leonir Bueno Ribeiro

é formado em Zootecnia, com Mestrado em produção e nutrição de equinos
e-mail: [email protected]

Deixe seu Recado