04-Ago-2008 10:26 - Atualizado em 11/07/2016 12:03

Cavalgada pela Estrada Real

Surge um novo atrativo para o agroturismo no Brasil. São as cavalgadas que percorrem trechos ou na totalidade, a Estrada Real, os caminhos abertos no século XVII para transportas o ouro das Minas Gerais, até o litoral no Rio De Janeiro, de onde eram embarcados para Portugal. Este roteiro começa em uma fazenda centenária em Lagoa Dourada. Visita à Prados e seu artesanato local passando pela Serra São José, trilha dentro da Mata Atlântica, visita ao vilarejo de Bichinho, rico em artesanato.

O passeio percorre o chamado "Caminho Velho da Estrada Real, desde Diamantina até Porto do Ouro (Paraty). A cavalo, de moto ou mesmo a pé, como tem sido a preferência de um grupo de mulheres de Minas Gerais, que todos os anos fazem um percurso da estrada. O projeto, batizado pelo Governo de Minas de "Caminhos Gerais", tem apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Nas férias, feriados prolongados ou nos finais de semana. Não importa o dia e nem a hora. Conhecer a Estrada Real é uma boa opção para quem gosta de roteiros que aliam a história, a cultura, a gastronomia e a natureza de Minas. Construída pelos escravos, na época do Brasil-Colônia, a Estrada Real era utilizada pelos portugueses para levar o ouro e as pedras preciosas de Minas Gerais até o litoral - Paraty e Rio de Janeiro, e de lá embarcados para Portugal.

São 1.400 quilômetros desde Diamantina até o litoral do Estado do Rio, passando por 162 localidades mineiras, de enorme potencial turístico, entre elas, Milho Verde, Serro, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Santuário do Caraça, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Serra do Cipó, Ouro Preto, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes, Carrancas, São Tomé das Letras e as cidades do Circuito das Águas – São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Lambari e Passa Quatro. Dessas, três são patrimônio da humanidade: Diamantina, Ouro Preto e Congonhas.

Mais de 70 roteiros foram preparados por operadoras mineiras e abrangem o turismo histórico, o turismo de aventuras (trekking, canoagem, ciclismo e mergulho), o turismo rural e o turismo ecológico, esse último representado pelas inúmeras cachoeiras e riachos, como a Cachoeira do Tabuleiro, hoje a mais bonita do Brasil, segundo o Guia 4 Rodas.

Existem várias agências que comercializam pacotes turisticos, incluindo as cavalgadas. A Tiradentes Brasil Turismo é uma delas. Tel: (32) 3355-2477/9107-0225
E-mail: [email protected]

Deixe seu Recado