15-Jun-2022 11:14 - Atualizado em 15/06/2022 11:39
Adestramento

CBH contrata treinador alemão para comandar time de Adestramento

Norbert van Laak já treinava o cavaleiro João Victor Oliva e comandou equipes da França, Dinamarca e Canadá e participou de cinco olimpíadas

novos 2022, banners horse, 2022, banners,
Novos 2022

nobert van laak, adestramento, , Divulgação CBH
Nobert van Laak já trabalhou para a CBH no projeto Novos TalentosDivulgação CBH

O Time Brasil de Adestramento está sob o comando de um novo treinador, o cavaleiro alemão Norbert van Laak. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em 8 de junho, durante o Prêmio Hipismo Brasil 2020/2021. O novo técnico, que já treina o cavaleiro brasileiro João Victor Marcari Oliva, atual nº 47 do ranking mundial, chega com a missão de preparar os conjuntos brasileiros para o Mundial, marcado para agosto, em Herning, na Dinamarca.  

Com vasta experiência internacional, van Laak foi treinador da amazona Margit Otto Crepin, francesa nascida na Alemanha, que garantiu diversos títulos francesas, europeus, GPs da Copa do Mundo, e foi prata individual olímpica. Ele também foi responsável pelas bem-sucedidas campanhas das equipes da França, Dinamarca e Canadá em cinco olimpíadas

O novo treinador á tem um bom conhecimento do desenvolvimento da modalidade no Brasil. Em 2012, foi contratado pela Confederação Brasileira de Hipismo para o projeto Jovens Talentos, ministrando diversas clínicas em solo nacional. Desde 2014, trabalho com João Victor Marcari Oliva, que se transferiu para o centro de treinamento de van Laak, onde permaneceu por vários anos até se transferir para Portugal, final de 2020. A partir de 2021, van Laak voltou a ser o treinador de João Victor Oliva.

O diretor de Adestramento da CBH considerou a nova contratação em grande avanço para as pretensões da modalidade no Brasil. "O Norbert faz parte da elite do Adestramento, por isso estamos muito honrados em tê-lo conosco. Além de ter estado à frente de diversas equipes nacionais, o Norbert conhece bem a realidade brasileira e essa proximidade será benéfica para o Time Brasil. Há ainda uma parceria de sucesso entre ele e o João, que queremos que continue inspirando o esporte aqui no Brasil", destaca Sergio de Fiori, diretor de adestramento da CBH, no ciclo olímpico até Paris 2024.

Com a contratação de Nobert van Laak para o Adestramento, as três modalidades olímpicas passaram a contar com treinadores oficiais estrangeiro, com o suíço Philippe Guerdat comandando o Salto, e o britânico William Fox-Pitt, um dos ícones máximos da modalidade a nível mundial, que recentemente assumiu o cargo de treinador do Concurso Completo de Equitação (CCE)

QUEM É NORBERT VAN LAAK

Técnico é reconhecido pelo princípio de buscar a formação completa do cavaleiro e do cavalo 

Conhecido internacionalmente, van Laak treinou vários atletas olímpicos, entre eles a tetracampeã francesa Margit Otto-Crépin que montando Corlandus foi medalha de prata individual nas Olimpíadas de Seul 1988, faturou três medalhas no Campeonato Europeu, incluindo ouro em 1987, e prata na Copa do Mundo de Dressage em 1989.
Norbert van Laak também foi treinador de equipes da França, Dinamarca e Canadá, orientando seus times em cinco Olimpíadas, vários campeonatos europeus e Jogos Equestres Mundiais.  Ao lado de Eva Schulte-Gunne, é treinador particular de atletas em seus países de origem como Áustria, Japão e Brasil, ou no seu centro de treinamento em Möhnesee-Günne, região do Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha.

No Brasil, van Laak foi contratado em 2012 pela Confederação Brasileira de Hipismo para o projeto Jovens Talentos, vindo periodicamente ao país ministrar clínicas. Em 2014, o cavaleiro João Victor Marcari Oliva se transferiu para o centro de treinamento de van Laak, onde permaneceu por vários anos até se transferir para Portugal, final de 2020. A partir de 2021, van Laak voltou a ser o treinador de João Victor Oliva.

Assessoria de imprensa CBH
Deixe seu Recado