22-Mai-2020 11:43 - Atualizado em 22/05/2020 12:25
Retomada

Crioulo retoma provas em junho

Governo do Rio Grande do Sul autorizada reinício de atividades de seleção morfológicas e funcionais. A primeira será nos dias 4 a 7 de junho

horse, 2020, banners,
Horse


maio, crioulo, Freio de Ouro, Crioulo,
Calendário dos próximos evento: público como acesso restrito
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é a primeira entidade equestre a obter autorização governamental para reinício das atividades. Com medidas protocolares (sanitárias e sociais) acordadas com o governo estadual do Rio Grande do Sul, a ABCCC recebeu, no dia 21 de maio, sinal verde para a retomada das atividades de seleção morfológicas e funcionais.
A decisão favorável à solicitação da entidade ocorreu em função do sucesso das campanhas de distanciamento social no RS, por conta da pandemia do coronavirus. Em nível local, a ABCCC já havia sido liberada pela Prefeitura de Esteio (RS), onde é realizada a Expointer, e agora inicia a organização das seleções para o Freio de Ouro e Morfologia no Parque de Exposições Assis Brasil.  Dessas atividades serão conhecidos os animais classificados para as finais do Freio de Ouro 2020.
Ciente da situação crítica por conta da pandemia da Covid 19, inicialmente a ABCCC optou pelo retorno das atividades em três modalidades de seleção: Freio de Ouro, Morfologia e Marcha de Resistência. A primeira atividade credenciadora pós-quarentena será nos Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nos dias 4 a 7 de junho. Credenciadora de Inéditos e Confirmação de Machos (NCCC da 6ª Região).
Um comunicado enviado a todos aos Núcleos de criadores no dia 21 de maio informa que estão autorizados a marcar junto à ABCCC as etapas credenciadoras ao Freio e confirmações de machos, que devem obter autorização das autoridades municipais e estaduais competentes para a realização.
Visando um número mínimo de credenciadoras ainda em 2020, a Associação previamente autorizou algumas provas para núcleos que já mantinham contato com a entidade. Os núcleos interessados em promover atividades permitidas devem comunicar a ABCCC com 7 dias de antecedência, para seleções a serem realizadas na primeira quinzena de junho e com 15 dias de antecedência para atividades após a primeira quinzena do mês de junho.
A ABCCC reforça que todas as atividades devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos com as autoridades sanitárias municipais e estaduais. Inclui-se aqui a participação apenas de trabalhadores e proprietários diretamente envolvidos, sem familiares ou convidados, respeitando assim as medidas de distanciamento social, controle de entrada de pessoas, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de locais para correta higiene pessoal.

ABCCC/ Foto: Fagner Almeida

Deixe seu Recado