30-Nov-2021 15:20 - Atualizado em 30/11/2021 16:18
Pesquisa

Dechra Brasil é certificada pela GPTW como "excelente para trabalhar"

Empresa, com sede em Londrina (PR), também atua na área de equídeos e recebeu a certificação conduzida pela Great Place to Work, do Reino Unido

banners novos nov-2021, 2021, banners,
Banners novos nov-2021

dechra, diversos 2021, 2021, imprensa, Divulgação
Dechra Brasil está instalada em Londrina (PR)Divulgação
A Dechra Brasil, indústria de produtos farmacêuticos veterinários com sede em Londrina (PR), acaba de receber a certificação como “excelente empresa para trabalhar”, concedida pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento é obtido a partir de uma pesquisa feita com os próprios colaboradores da empresa no Brasil, aplicada em abril deste ano, sendo coordenada de forma global pela Dechra Pharmaceuticals – holding multinacional britânica - e conduzida pela GPTW do Reino Unido.

A pesquisa permite medir o índice de confiança dos colaboradores na empresa, o Trust Index, que foi de 82%. Além disso, 91% das pessoas consideram a Dechra “um excelente lugar para se trabalhar”.

O gestor de Recursos Humanos da Dechra Brasil, Guilherme Nozawa, explica que uma pesquisa feita em 2019 pela GPTW foi o ponto de partida para mudanças internas significativas: “escutando as primeiras percepções do nosso time, analisamos os resultados da pesquisa, definimos prioridades, formamos times de engajamento, e, contando com o envolvimento direto dos colaboradores, implantamos uma série de melhorias que vinham ao encontro das expectativas das pessoas”. Entre as medidas adotadas, destacam-se a criação de áreas de estacionamento, lazer e descanso, implantação de uma política moderna de frotas, além de programas internos pra melhorar a comunicação e aproximar líderes e seus times. “Mais recentemente, aprovamos um plano de remuneração que nos permitiu ao mesmo tempo recompensar melhor as pessoas e nos colocar de forma mais competitiva no mercado de trabalho”, complementa Guilherme.

O diretor-presidente da Dechra para a América do Sul, André Paleari, explica que a certificação é importante para atestar que “estamos no caminho certo.  Ao longo dos últimos dois anos trabalhamos bastante para transformar a Dechra numa empresa onde as pessoas de fato gostassem de trabalhar. Onde ao mesmo tempo tenhamos desafios motivadores e as pessoas estivessem contentes e orgulhosas por fazer parte de tudo que estamos construindo”.

Paleari destaca que a jornada da transformação interna foi iniciada poucos meses após a transição de uma empresa local, a Venco, com 32 anos de existência, para uma multinacional. “Foi um desafio grande partir de uma estrutura familiar, onde normalmente as equipes estavam adaptadas a uma determinada forma de gestão, e ao mesmo tempo mudar a mentalidade das pessoas para entenderem que o modelo de gestão evoluiu, trazendo melhorias para todas as áreas”. O executivo entende que os resultados operacionais têm sido muito positivos e que “é nítido que o bom clima organizacional tem motivado ainda mais os colaboradores, responsáveis diretos pela superação dos desafios nesses dois anos e meio”.

Ele acrescenta que a chegada da nova controladora trouxe para a empresa uma cultura que valoriza processos e promove a autonomia. Foram mudanças sensíveis, que acabaram sendo muito bem assimiladas pelas equipes na transição da Venco para a Dechra Brasil. “Mesmo distintas, constatamos que as culturas organizacionais das duas empresas tinham aspectos em comum que contribuíram para a transição”, conclui Paleari.

“Internamente, dizemos que a Venco não poderia ter sido adquirida por uma empresa melhor. A Dechra é uma empresa que respeita sua história, e que procura entender a realidade de cada local em que atua”. Ainda, na visão do diretor-presidente, “a Dechra Pharmaceuticals não impõe decisões, busca sempre o diálogo antes do próximo passo e oferece o devido tempo de maturação para que as adaptações ocorram”.

Como resultado dessa sinergia, a transição para Dechra Brasil foi feita em apenas seis meses, incluindo desde o primeiro comunicado sobre a troca de acionistas até a reformulação das novas embalagens de todos os produtos. Foi o processo mais rápido entre as empresas já adquiridas pela Dechra em todo mundo.

O sucesso da mudança pode ser medido também no resultado econômico da Dechra Brasil. No ano fiscal de 2021, encerrado em julho passado, o faturamento chegou a R$ 118 milhões, com crescimento de 23,3% em relação ao ano anterior. “Conquistar esse resultado sob o impacto da pandemia do coronavírus exigiu muito de todas as áreas da empresa, que precisou manter a produção e os demais processos operando, mesmo com parte das equipes trabalhando de casa”, avalia Paleari.

O bom desempenho nesse ano é compartilhado com o time: em agosto, o programa de Participação nos Lucros e Resultados pagou a maior premiação aos colaboradores nos dois anos e meio de trajetória da Dechra Brasil. E Guilherme antecipa que “a empresa tem planos de ampliar suas equipes, especialmente nas áreas comercial, marketing, qualidade e pesquisa e desenvolvimento”. A Dechra Brasil responde também pelos mercados do grupo na América do Sul.

A Dechra Brasil é uma empresa atua no segmento de produtos veterinários, com destaque para vacinas para bovinos, linha para animais de companhia – cães e gatos, além de linhas para o segmento equino e suíno. Tem atualmente um portfólio com mais de 60 produtos entre vacinas, soros hiperimunes, medicamentos, suplementos e kits diagnóstico. A empresa foi criada a partir da aquisição no final de 2018, pela Dechra Pharmaceuticals, do controle da Venco Saúde Animal, empresa familiar fundada em Londrina em 1986 e uma das pioneiras no mercado brasileiro de soros antiofídicos veterinários.

 

Deixe seu Recado