26-Jul-2008 10:24 - Atualizado em 11/07/2016 12:03

É importante preparar o cavalo para Enduros

Segundo especialistas, o cavalo de enduro tem um aspecto físico que pode ser descrito como pequeno e agitado, sem musculatura exagerada, com peso entre 450 a 550 quilos. Um cavalo de enduro, trotando 250 minutos por percorrer 50 km em cerca de três horas, 100 km em pouco mais de cinco horas. Nestes percursos, existe uma grande influência nutricional no desempenho dos cavalos. No mesmo sentido, nas provas, os cavalos se alimentam e descansam entre os anéis, aumentando o impacto de uma boa nutrição no desempenho.
A manutenção dos níveis plasmáticos de glicose, que pode vir da metabolização do glicogênio é fundamental para o funcionamento do sistema nervoso central, em momentos de falta de glicose. A saúde intestinal do cavalo de enduro é bastante delicada, a inatividade do sistema digestivo decorrente da freqüente desidratação e desbalanços eletrolíticos podem causar cólicas severas e até a morte do animal.
Com dietas ricas em fibras de qualidade, com pequena quantidade de lignina, é possível aumentar a reserva de água e eletrólitos no trato digestivo, devido a sua capacidade higroscópica e, assim, combater a desidratação e desbalanço de eletrólitos durante a competição.

Deixe seu Recado