29-Nov-2021 18:35 - Atualizado em 30/11/2021 10:22
Horsemanship
EDUCAÇÃO EQUESTRE EM FOCO
Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), realiza o 19º Encontro de Horsemanship com a participação de alunos de várias partes do Brasil






























Com aproximadamente 300 participantes, a Universidade do Cavalo (UC) promoveu. entre os dias 26 e 28 de novembro o seu 19º Encontro Internacional de Horsemanship. Como já se tornou tradição, mais uma vez o evento teve a presença de grandes especialistas do universo equestre, que por meio de palestras e demonstrações práticas mostraram ao público técnicas para o melhor manejo dos equinos.
Conforme destacou Aluísio Marins, diretor geral da UC, o número de participantes ultrapassou todas as expectativas. Foi um sucesso, a gente estava apreensivo pelo momento que o mundo vive, não sabíamos se ia fazer ou não. Decidimos em julho, encarar o desafio, convidamos os palestrantes que aceitaram de pronto. Foi um evento que cumpriu ao que ele se propõe, que é mostrar a cultura do cavalo acima das modalidades, da preferência por raça”, afirmou.
Marins ressaltou ainda que o curso conseguiu agregar muita coisa importante na vida das pessoas com relação aos cuidados com o cavalo. Citou como um dos pontos altos o fato de atrair para UC um público novo, que não conhecia a estrutura presencialmente. “Estamos muito felizes por mais um grande evento realizado. No próximo ano será em setembro, nos dias 23 a 25 e já temos 10 reservas feitas. Um grande evento para marcar os 25 anos da UC e os 20 anos do curso Horsemanship”, adiantou.
Entre sexta-feira (26) e domingo (28), os participantes assistiram às palestras e demonstrações ministradas por: Jeniffer Desirée, treinadora, vencedora por unanimidade do Reality “As Domadoras” da Cabanha São Rafael (PR); Renata Ricci, treinadora especialista na modalidade Rédeas; Raquel e Isabela Bártholo, que abordaram sobre Postura e Equitação. O cavaleiro Vinicius Miranda, fez palestra sobre Adestramento abordando sobre sua experiência de 4 anos de aprendizado na Alemanha. O evento teve ainda a presença de dois convidados: Willian Marcondes Professional Hat Shaper e Pedro Silva (treinador de rédeas e cuteleiro).
Apontado como uma das promessas do Adestramento, o cavaleiro Vinicius Miranda inseriu na sua palestra um pouco da experiência de 4 anos vividos na Alemanha, montado com cavalos tops do mundo e também dos títulos (4 Paulista e 2 Brasileiro) que traz no currículo. “Muito legal o formato deste curso, porque o público participa, faz perguntas e a gente sai da nossa parte, passa pela Rédeas e descobre que as modalidades se interagem. É um curso bem completo que recebe pessoas de várias regiões do país, envolvidas com diversas modalidades e mentalidade distintas”, disse o cavaleiro.
Boa parte dos participantes do curso vieram de cidades distantes, como Fortaleza, Bragança Paulista, Londrina, Campina Grande do Sul e Curitiba (PR), Porto Alegre e Igrejinha (RS) Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba, além de São Paulo, Atibaia (SP) e Itu, entre outras. As amigas Ana Maria Sallet Oliveira e Helena Franco enfrentaram vieram de Igrejinha, na região metropolitana de Porto Alegre e percorreram de carro, mais de 2.200 km de estrada para participar do curso.
Desde jovem apaixonada pelo universo equestre, Ana Maria contou que já teve um cavalo com o qual participava de cavalgadas. Com problemas de saúde teve de vendê-lo, mas agora está decidida a adquirir outro, que pode ser das raças Lusitano ou mesmo Crioulo que é o forte no Rio Grande do Sul. “Este curso é o primeiro passo para o recomeço. Valeu muito a pena ter participado, pessoal muito receptivo, os palestrantes têm muito conhecimento”, disse ela.
Por Claudio Rostellato/Fotos Marcelo Mastrobuono/Revista Horse
Deixe seu Recado