Equitação de Trabalho retoma provas
Depois de dois anos sem atividades, modalidade voltou em grande estilo e reuniu 36 conjuntos no Haras das Mangueiras, em Itapira (SP), em várias categorias










































A Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET) retomou, sábado (19/03), as atividades da modaldiades, com a realização da 1ª etapa do Paulista 2022. O retorno ocorre exatamente dois anos e cinco dias após a última competição presencial realizada na Conexão Equestre, em Bragança Paulista. Desta vez o palco foi o aconchegante Haras das Mangueiras, em Itapira (SP), que foi renovado e conta com uma infraestrutura impecável para realização de eventos equestres. A competição contou com 36 conjuntos inscritos em nove categorias.
Durante toda a competição, os cinco juízes da modalidade se dividiram nas fases de Ensino, Maneabilidade e Velocidade, realizando as avaliações em duplas. A organização escalou o quadro de árbitros dessa forma justamente para a adaptação ao Regulamento, principalmente na fase de Maneabilidade, que atualmente consta uma tabela de penalizações onde os conjuntos devem ser enquadrados caso ocorram faltas durante a execução dos obstáculos. O saldo foi totalmente positivo, competidores logo após o término da competição procuraram a organização dando feedback favorável com relação a mudança.
A retomada das atividades foi muito comemoradas pelos cavaleiros e participantes. "Gostei bastante, fica muito mais simples para nós o entendimento das notas colocadas nas súmulas com esse novo sistema. Para aqueles competidores que tem em mente a tabela de descontos, já conseguem saber até as notas que vão receber quando cometem algum erro em pista" frisou o competidor da Categoria Principal, Benedito Torres Macedo.
Outros destaques do retorno da modalidade foi o grande número de cavalos que estrearam na competição, a maioria esmagadora de conjuntos competindo no Nível I e a transmissão ao vivo pela ABET TV no Youtube, que contou com mais de 400 acessos de espectadores de diversas partes do Brasil e do mundo.
"Nós da organização ficamos muito felizes com esse retorno. Se alguém tivesse nos dito no final da etapa no início de 2020 que ficaríamos mais de dois anos sem provas presenciais, acho que muita gente teria desistido. Foi até bom ninguém saber esse prazo, estamos aqui novamente mais fortes. Tenho que deixar registrado também a fundamental importância das competições virtuais patrocinadas pela Agro Maripá em todo esse período. Essas competições com toda certeza mantiveram a chama acesa para que pudéssemos voltar" comentou o presidente da ABET, Ney Messi.
Os grandes vencedores da etapa foram: Celso Mariano Ferreira Jr e Zeca de Maripá na Categoria Cavalos Novos A, Paulo Roberto Sousa na Categoria Aspirantes e Sophia Baptista de Oliveira na Categoria Preliminar, todos representando a Agro Maripá, montando seus Mangalargas Marchadores. Outro Haras que conquistou mais de uma categoria foi o anfitrião, Haras das Mangueiras com as conquistas de Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras na Amador e Marcio Aparecido Almeida na Categoria Intermediária, ambos exemplares da Raça Puro Sangue Lusitano. Na Categoria Aberta Jovens Cavaleiros tivemos a vitória da estreante em provas completas Giovanna C. Romano da Silva, montando Astro V8, Mangalarga Marchador da Villa Hippus, na Aberta Amadores Marcelo dos Santos Chagas e Forrest Mangalarga da Chácara São Marcelo, Kether Van Prehn Arruda e Garoa, Mangalarga representando a Conexão Equestre na Categoria Cavalos Novos B. Finalizando, na categoria mais alta da modalidade tivemos Benedito Torres Macedo vencendo com seu Almansor Juruá, Lusitano do Haras São Benedito a Categoria Principal.
Para aqueles que acompanham na torcida pelas raças, o saldo final foi o seguinte: Quatro Categorias vencidas por Mangalargas Marchadores, três vencidas por Lusitanos e duas por Mangalargas. Em anexo, o resultado final da 1ª Etapa do Paulista de Equitação de Trabalho 2022, para visualizar as fotos dos campeões e os pódios da etapa acessem www.abetbrasil.com.br
Quem tiver interesse em saber mais sobre a modalidade e a ABET - Associação Brasileira de Equitação de Trabalho ou até mesmo detalhes de como se filiar à Associação, acesse o site: www.abetbrasil.com.br ou envie e-mail para c[email protected]. A próxima competição será a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho 2022 que está prevista para o dia 4 de junho com sede ainda a definir. Para acompanhar os rankings, notícias e novidades da Equitação de Trabalho acesse: www.abetbrasil.com.br - www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br ou curta as páginas CIA de Equitação de Trabalho e ABET - Associação Brasileira de Equitação de Trabalho no Facebook.
VEJA ABAIXO OS RESULTADOS DA I ETAPA
Deixe seu Recado