06-Jul-2021 09:38 - Atualizado em 06/07/2021 10:14
Cavalgada

Expedição Urubici

Uma aventura cavalgando pela Serra Catarinense

Assine a Horse,
Assine a Horse

Tropa de excelentes cavalos, paisagens lindíssimas e trilhas com boa dose de aventura, mas sem deixar de lado a segurança, estadia confortável e uma maravilhosa acolhida. Isso foi o que o grupo de “Cavaleiras do Paraná” vivenciou em sua cavalgada em Urubici (SC)!
Somos três amigas unidas pela paixão por atividades equestres; temos décadas de prática nas modalidades de salto, adestramento e enduro, sempre orientadas por instrutores de equitação para nos manter tecnicamente aptas para aquela que é a modalidade mais desafiadora: a cavalgada de longa distância ou “expedição a cavalo”, como denomina o Werner!
Nossa aventura em Urubici iniciou com a busca de um programa logisticamente interessante para nós. Já fizemos cavalgadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas buscávamos uma paisagem de mata e campo, com clima ameno em janeiro e também a oportunidade de experimentar uma raça de cavalos diferente. Decisão óbvia, vamos para a serra catarinense!
 Urubici,
Logística do passeio foi organizada pela Cavalgadas Urubici
Numa busca pela internet, a Virginia encontrou entre outros a “Cavalgadas Urubici”, e iniciou a sondagem da operadora. Já nos chamou a atenção o site e o profissionalismo dos contatos com Werner, um facilitador dirimindo todas nossas dúvidas. Decidimos agendar a semana de cavalgada!
Chegando em Lages, fomos recepcionadas pelo Werner e levadas para o Sítio Ipê Amarelo, da família Ademir Israel, nossa base em Urubici! No caminho fomos compartilhando nossas experiências de cavalgadas, todas também vivenciadas por ele!
No Sítio, fomos recebidas pelo Ademir e Marlene com um jantar reconfortante – uma sopa quente e saborosa, bem família. Optamos pelas acomodações do Galpão Campeiro, um conjunto de apartamentos individuais com área social anexa às cocheiras, numa arquitetura rústica e aconchegante; encantador!
A família Israel conhece bem a região, tem ela mapeada em detalhes e conduz as cavalgadas através de trilhas com grande diversidade de terrenos.
roteiro,
A cada dia, um roteiro diferente, sempre com paisagens deslumbrantes e paradas para descanso
No primeiro dia subimos “só uma serrinha”, a do Rio Sete Quedas, conduzidas pelo Ademir Júnior. Trilha lindíssima com grau de dificuldade moderado, o teste de habilidade para a definição dos conjuntos cavalo e cavaleira! Os cavalos são um diferencial, da raça Campeiro, desenvolvida na região por sua rusticidade, impressionante resistência e equilíbrio em terrenos acidentados, além de marcha muito cômoda.
A cada dia um roteiro diferente: Cascata Véu da Noiva, Morro do Campestre e para finalizar com chave de ouro, o desafio da Serra do Panelão! Neste último vivenciamos a lida dos verdadeiros tropeiros adentrando a mata, uma experiência única!
Refeições variadas, às vezes almoço num bom restaurante-pousada, outras, excelente piquenique em meio a paisagens fantásticas. Em todos os percursos, Ademir e filhos faziam questão de nos informar sobre os pontos geográficos, histórias e estórias da região; muito instrutivo e divertido. No retorno ao Sítio éramos recepcionadas pela Marlene com comida caprichada, um bom vinho e muito papo para finalizar o dia.
Gostamos muito da Cavalgada, e o tempo também colaborou, afinal nós três juntas temos um pacto com São Pedro!!!
Voltaremos em breve, pois fizemos verdadeiros amigos, e a região tem ainda muito mais para ser explorado a cavalo! (Artigo publicado na edição 96 da Revista Horse)

Cavaleiras do Paraná – é um trio formado por Denise Kozemjakin, professora do Curso de Veterinária PUC/PR; Virgínia Albers, arquiteta;
e Themis Valéria Baptista, funcionária pública estadual.
Cavalgadas Urubici: Tel.: (49) 8406-1747 | 8434-3144/ 9167-3025 [email protected]

 

Revista Horse
Deixe seu Recado