João Paulo Gouvea conquista campeonato Paulista com égua cega
Cavaleiro venceu na categoria Sênior Especial na sela de Dória One Mystic Rose, enquanto que na Sênior o título ficou com Pedro Távora de Matos/Giovana Método
















O fim de semana de disputas pelo Campeonato Paulista de Salto reservou muitas emoções na pista do Clube Hípico Santo Amaro, de 3 a 5 de junho, com dois cavaleiros ganhando seus primeiros títulos paulista. No chamado Paulistão Sênior Especial, a 1.35m, João Paulo Gouvea, 36 anos, conduziu a égua Dória One Mystic Rose, cega de um olho, para o lugar mais alto do pódio, enquanto que no Paulistão Sênior 2022 o título ficou com Pedro Távora de Matos, montando Giovana Método.
A final da Sênior Especial ocorreu no sábado, quando João Paulo Gouvea conduziu Doria One Mystic Rose, uma égua Brasileiro de Hipismo (BH) de 10 anos, curiosamente cega de um um olho, para a superando quatro outros conjuntos que foram para o desempate. João e Dória fizeram pista limpa, sem faltas, com o tempo de 28s50. O vice-campeão foi Raphael Machado Leite, apresentando HST Charlene Império Egípcio, BH de apenas do 9 anos, pista limpa, 28s82. Em 3º lugar chegou Rafael Ribeiro com seu Ludam do Liberte, um derrube, 33s15. Todos os três primeiros colocados representando o Centro Hípico Granja Viana.
João Paulo Gouvea que havia ficado com o vice da Copa Ouro Haras Rosa Mystica do CSN 4* D'Maio, também na sela de Doria Mystica Rose, comemorou muito o seu primeiro título paulista. "Estou muito feliz pela conquista de hoje do título de Campeão Paulista Sênior Especial 2022 . Dedico este título a duas pessoas em especial: meu pai, por tudo que ensinou e fez de mim o que sou (in memorian), e a Nilson Leite (titular do Haras Rosa Mystica), que me proporcionou está égua maravilhosa", destacou João Paulo, filho de Gilmar Gouvea, recordista de vitórias no hipismo Rural e Salto com direito a registro no Guiness Book em 1994. "Também me lembro do primeiro dia em 2019 em que o Nilson me apresentou a Doria no pasto, com potro ao pé e cega de um olho, me dizendo que seria a égua da minha vida. Fiquei em silêncio e não acreditei muito naquele momento. Mas dia a dia ele foi investindo em nós dois e nunca deixou de acreditar!", comemorou o campeão.
A decisão do Paulistão Sênior 2022 foi no domingo (5/6), Com desempate para medalha de ouro entre os tops Pedro Távora de Matos e sua Giovana Método, campeão, sem uma única falta, em 38s27, e o medalhista pan-americano Cesar Almeida montando Arete do Império Egípcio, que fechou com um derrube no último obstáculo em 38s97. Ambos representando o Clube Hípico de Santo Amaro. Ao mesmo tempo, curiosamente, com o resultado de Cesinha, a escuderia do Haras Império Egípcio, manteve a regularidade de sempre e garantiu dois vices.
Outros cinco conjuntos foram ao desempate pelo bronze, que ficou com Rafael Ribeiro, que defende a Granja Viana e também é sócio do CHSA, apresentando Caroli M3, único a zerar o desempate entre os conjuntos que fecharam o campeonato (duas provas) com apenas uma falta.
Para Pedro, 39 anos, campeão brasileiro Sênior e vice paulista Sênior 2017, então montando Germanico T, esse também foi o primeiro título estadual da categoria. "A Giovana é um pouco tardia no trabalho. Tem 12 anos, mas começando saltando 1.10 metro em 2019", contou Pedro, muito satisfeito com o resultado de sua égua.
Essa semana, entre 9 e 12/6, ambos campeões paulistas ao lado da elite do hipismo nacional estarão a postos na Concurso de Salto Internacional e Nacional 51ª Copa São Paulo, mais antigo concurso da Sociedade Hípica Paulista.
Paulistão Sênior Especial
Campeão João Paulo Machado Gouvea / Doria One Mystic Rose - CHGV - 0 pp - 0/28s50
Vice Raphael Machado Leite / HST Charlene Império Egípcio - CHGV - 0 pp - 0/28s82
3º Rafael Ribeiro / Ludam do Liberte - CHGV - 0 pp - 4/33s15
4º Cesar Almeida / Chilena do Adonai - CHSA - 0 pp - 4/47s44
5º Rowin von Reininghaus / Hinningcon van het Russelltveld - CHSA - 0 pp - 8/35s73
6º Luis Gustavo Godinho / Hilton de Gerezin - CHTSJ - 4 pp
Paulistão Senior
Campeão Pedro Tavora de Matos / Giovana Método - CHSA - 0 pp - 0/38s37
Vice Cesar Almeida / Nefertite do Arete Império Egípcio - CHSA - 0 pp - 4/38s97
3º Rafael Ribeiro / Caroli M3 - CHGV - 4 pp - 0/40s34
4º Pedro Tavora de Matos / Cassiran JMen - CHSA - 4 pp - 4/38s25
5º Fernando José de Assis Costa / FM Dancer (IA) - CHSA - 4 pp - 4/39s05
6º Andrea Muniz / Toronto Xangô - CHSA - 4 pp - 8/41s95
Deixe seu Recado