05-Fev-2018 15:30 - Atualizado em 05/02/2018 18:53
WEG 2018

João Victor faz temporada portuguesa

O cavaleiro olímpico está em Portugal com a missão de registrar novos índices rumo aos Jogos Equestres Mundiais 

joão victor oliva Macari, Dressage, Adestramento, Lusitanos,
João Victor 2018
Principal nome do Brasil no Hipismo Adestramento, João Victor Marcari Oliva, 22, que desde 2014 reside na Alemanha, chegou em Portugal nesta sexta-feira, 2/2, para uma temporada de quatro meses, período em que participa de quatro Concursos de Dressage Internacional (CDI) e competições nacionais e volta a treinar com Carlos Manuel Lucas Lopes, juiz 4* da Federação Equestre Internacional (FEI). Na Alemanha, Norbert Van Laak continua como seu técnico.

Em terras lusas, o atleta olímpico participa do CDI3* Abrantes (23 a 25/3), CDI3* Alter do Chão (20 a 22/4), CDI3* Companhia das Lezírias (03 a 05/5) e CDI3* de Cascais (18 a 20/5).

Atleta militar (Sgtº Oliva), João Victor já soma cinco índices para os Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês),registrados em 2017 e formando conjunto com Xamã dos Pinhais, um Puro Sangue Lusitano de propriedade de Victor Oliva e criação de Luis Ermírio de Moraes. Considerados a “Copa do Mundo” do cavalo e realizados a cada quatro anos, os Jogos Equestres Mundiais acontecem entre 11 e 23/9 no Tryon International Equestrian Center, em Mill Spring, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

Para esta temporada em Portugal, João Victor levou cinco dos seus cavalos: os de raças alemãs Toliva V.O e Feel Good V.O e os Lusitanos Faisão TV, Hussein V.O e Xamã dos Pinhais, este, cavalo com quem formou conjunto nas Olimpíadas do Rio 2016, foi medalha de bronze por equipe no Pan de Toronto; Campeão individual e por equipe nos Jogos Sul-americanos de Santigo, no Chile, em 2014, e melhor resultado do Brasil em uma Final da Taça do Mundo de Dressage, em 2017, em Omaha, Estados Unidos.

A estreia em pista com a nova safra de animais, treinados e preparados pelo cavaleiro na Alemanha, faz parte do projeto da Coudelaria Ilha Verde de produzir animais de alta performance para o Adestramento. A Coudelaria Ilha Verde, que fica em Araçoiaba da Serra (SP), foi instituída no início da década de 1990 por Victor Oliva, e, hoje, está sob comando de João Victor.

Ruth Araujo
Deixe seu Recado