26-Out-2020 17:53 - Atualizado em 27/10/2020 10:00
Literatura equestre

Livro conta história do Mangalarga Marchador da origem às cavalgadas

Em sua 3ª edição, obra de alto padrão gráfico propõe uma viagem à história da raça genuinamente brasileira com lindas imagens

horse, 2020, banners,
Horse

livro mmm 2020, mangalarga marchador, 2020, imprensa,
Livro MMM 2020
A Comg Editora está lançando a 3ª reimpressão do livro de arte exclusivo sobre a raça equina genuinamente brasileira Mangalarga Marchador. Com 228 páginas, linguagem leve e movimentada, a obra “Manga-larga Marchador do Brasil – A história da raça e cavalgadas pelo mundo” retrata, em belíssimas gravuras do sec XIX e fotografias, desde a origem da raça até as cavalgadas dos marchadores brasileiros no país e na Europa. Além das imagens, a publicação também conta com textos explicativos espelhados em português e inglês, que relatam a história do Mangalarga Marchador e enfatizam seu uso vocacional no equiturismo e em cavalgadas, modalidade que vem crescendo no contexto turístico com viés ecológico, esportivo e também cultural.

O livro foi dividido estrategicamente em três capítulos: As Origens, Características e Cavalgadas. Este último conta histórias de 2 cavalgadas pelo Brasil, a Marcha Brasil 14 mil e o Caminho do Ouro, e de 7 viagens pela Europa: Santiago de Compostela, Alpes, Loire, Périgord, Toscana, Normandie e Provence, oferecendo ao leitor uma visão ampla em todos os aspectos sobre a raça. O último capítulo retoma a Marcha Brasil 14 mil, cavalgada pioneira em que três cavaleiros cruzaram o país no lombo de seis garanhões MM, nos anos 90, com imagens da travessia em diferentes paisagens e relatos originais, além de passagens curiosas recontadas hoje pelo fazendeiro Pedro Aguiar, o Pedroca que está com 87 anos, atualmente participando da Expedição Velho Chico, cavalgada com duração de 5 meses.

O mesmo capítulo retrata viagens a cavalo pelo mundo feitas por praticantes e incentivadores do turismo equestre, como o casal Sophia e Marcelo e Baptista de Oliveira, além de sua paixão e trajetória de vida com a raça Mangalarga Marchador. 

A 3a reimpressão do livro foi lançada pela Comg Editora, que também distribuiu gratuitamente 400 exemplares para as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, Museu Nacional do Manga-larga Marchador em Cruzília MG e projeto social da Escola de Equoterapia do Clube Hípico Santo Amaro de São Paulo.

Ilustrações e imagens

O livro segue os moldes da direção de arte de um fotolivro: apresenta alta qualidade de imagem e de produção gráfica, com o intuito de encantar o leitor com as belezas da raça. Conta com magníficas imagens feitas por especialistas em fotos de animais, bem como por cavaleiros. Os fotógrafos escolhidos para participar da obra têm reconhecimento internacional e vasta experiência em fotografia de cavalos.

Também foram utilizadas imagens clássicas da iconografia brasileira dos séculos 18 e 19, criadas por artistas e cientistas viajantes como Debret e Rugendas e vindas de acervos museológicos, para ilustrar os capítulos históricos com mapas, quadros de época, documentos e brasões de família.

Os roteiros das cavalgadas foram recriados em mapas ilustrados pela artista visual Teresa Berlinck, especialmente para o livro.

Ficha Técnica: Mangalarga Marchador do Brasil – A história da raça e cavalgadas pelo mundo. 228 páginas. Produção Cultural e Editora: Marina Gonzalez/Comg. Texto: Teté Martinho. Design Gráfico: Letícia Moura/CJ 31 Preço de capa  150,00. O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias e também no site da editora www.comg.com.br

Assessoria de imprensa
Deixe seu Recado