13-Ago-2008 05:19 - Atualizado em 11/07/2016 12:03

Mangalarga estará na Expo Jaú

 

O cavalo Mangalarga será a principal atração do segundo final de semana da Expo Jaú 2008. A raça participará do evento na cidade paulista entre os dias 15 e 17 de agosto, com provas hípicas e julgamentos de morfologia e andamento, realizados nas dependências do recinto Sebastião Ferraz de Camargo Penteado.
 
A mostra, organizada pelo Núcleo Mangalarga de Jaú, deverá repetir o sucesso do ano passado, quando cerca de 200 exemplares da raça participaram da exposição. Desta vez, no entanto, a tarefa de julgar os animais ficará a cargo da experiente dupla de jurados composta por Leandro Canêdo Guimarães Santos e Marcelo Leite Vasco de Toledo.
 
A programação da mostra contará ainda com outra grande atração, o 14º Leilão Mangalarga Jaú. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), em parceria com a Associação Agropecuária da Região de Jaú (AARJ), o remate acontecerá a partir das 20h do sábado 16 de agosto, nas dependências do recinto Sebastião Ferraz de Camargo Penteado. Segundo os organizadores, serão ofertados 40 produtos selecionados por técnicos da ABCCRM.

Aprimoramento constante

As exposições representam uma ferramenta importantíssima na busca por eqüinos equilibrados, que conjuguem beleza e funcionalidade. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos critérios, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela, proporcionando assim um constante aprimoramento da raça Mangalarga.

Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas realizadas por todo País estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados da lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça. Exatamente por isso, criadores e expositores de todo País trabalham com afinco para que produtos de seus criatórios acumulem resultados expressivos no decorrer da temporada.

A Exposição de Jaú será a 21ª das 26 mostras que compõem o movimentado calendário mangalarguista na temporada 2008. Bastante tradicional e realizada por um dos núcleos mais ativos da raça, a mostra é considerada uma referência por admiradores do cavalo Mangalarga de todo País. Mais informações no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400.

Deixe seu Recado