13-Jul-2021 11:10 - Atualizado em 13/07/2021 11:47
Manejo

O Big Brother dos cavalos

Sistema tecnológico Horse Angel permite monitoramento 24 horas por dia das atividades dos animais nas cocheiras

horse, 2020, banners,
Horse

              

horse angel, Manejo de cavalo, Luiz Vieira, cocheiras, Divulgação
Luiz Vieira, idealizador do novo siste Horse Angel: necessidades própriasDivulgação
Você já imaginou poder acompanhar a distância tudo que está acontecendo com seu cavalo na cocheira? Se levantou, se está agitado, quantidade de água que consumiu, a velocidade com que está ingerindo a ração e uma série de outros quesitos que podem indicar algum tipo de anormalidade? Essa é a proposta do Horse Angel, um sistema de monitoramento que é um verdadeiro Anjo virtual. Cuida 24 horas por dia do seu cavalo, controlando o fornecimento de ração, a temperatura, umidade, quantidade de água ingerida, monitorando a movimentação do cavalo dentro da cocheira e o tempo que permanece fora dela.

                 Idealizador do sistema, o empresário Luiz Vieira diz que o Angel Horse nasceu para ajudar criadores, clubes, hípicas e haras, tendo por base as necessidades do seu próprio criatório. “É um sistema automatizado de suporte que monitora toda a rotina do animal, desde o fornecimento de ração, a temperatura, umidade, quantidade de água ingerida, movimentação dentro da cocheira e o tempo que o cavalo permanece fora dela”, explica.

                Segundo ele, o sistema foi desenvolvido com tecnologia de ponta, desenvolvida na Indústria 4.0 para as cocheiras, a Eccofluxo integrada a um Controlador Lógico Programável (CLP) de última geração, com atuadores, medidores e sensores. Tudo começa pelo alimentador automático, que dosa a quantidade de ração prescrita, diversas vezes ao dia, aliviando a carga do sistema digestivo do animal.  Vieira destaca que a rotina de alimentação é um fato importantíssimo, já que cavalos são animais sensíveis e podem apresentar muitos problemas de estresse e do aparelho digestivo quando confinados por muito tempo. “Assim, ter esse monitoramento completo é de extrema importância para o criador, o proprietário, pois permite ter um panorama geral, acompanhando a rotina preestabelecida”, explica, destacando que o sistema também permite um controle de outros pontos importantes da rotina de manejo dos cavalos, como datas das vacinas e ferrageamento, entre outros.

Segurança e bem-estar

               Como um guardião, o Horse Angel trabalha 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pode ser programado para alertar o tratador para os horários de fornecimento do verde, sal, limpeza de cama, linhaça e qualquer outro suplemento necessário. Até mesmo a prescrição de medicação poderá ser feita pela equipe veterinária de forma remota. Além disso, é possível a programação de outras funções especiais que venham a atender a qualquer necessidade de seu animal. “Por segurança, a ração somente é fornecida se o cavalo realmente ingeriu toda a porção anterior. Caso o animal não tenha, por qualquer motivo, consumido toda a ração da refeição anterior, o sistema emite um aviso para verificar se houve algum problema na ração”, explica.

                Tudo pode ser controlado e programado, como o consumo de ração e água. O cocho inteligente acompanha a velocidade de ingestão da ração, criando um perfil distinto para cada animal e alertando os eventuais desvios. O volume de água ingerida pelo animal também pode ser monitorado por um medidor, que determinará o perfil de ingestão de cada cavalo e acompanhará sua evolução.

                Outra atividade importante que pode influenciar diretamente na saúde do animal é o controle de temperatura e umidade. O sistema parametriza automaticamente e de forma individual para cada animal o acionamento de sistemas umidificadores e ventiladores para redução de temperatura da cocheira, evitando qualquer desconforto. Em dias muito quentes, a ração pode ser reduzida ou fornecida em horários mais adequados, reduzindo riscos de cólica.

                O Horse Angel traz também um sensor de movimento, indicando a presença do animal na cocheira, bem como alertará para alguma situação atípica. Desta forma, qualquer movimentação estranha (sugestiva de algum problema – cólica ou até o animal que deitou contra a parede) o sistema prontamente fará o alerta.

Do que consiste

                Todo o sistema foi planejado para que o proprietário tenha, de onde estiver, todas as informações essenciais, mas também nos benefícios que resultam em saúde, bem-estar e segurança para o cavalo. O alimentador automático dosa a quantidade de ração e avisa se o animal a ingeriu ou não, aliviando a sobrecarga do sistema digestivo; o cocho inteligente acompanha a velocidade de ingestão da ração, cria um perfil único para cada animal e alerta eventuais desvios.

                Já o medidor de água, informa quanto cada animal consumiu, prevendo possíveis desconfortos. Os sensores de temperatura e umidade, regulam automaticamente a temperatura e a umidade na cocheira, acionando umidificadores e ventiladores para gerar mais conforto ao animal. O sensor de movimento instalado na cocheira alerta sobre qualquer anormalidade, como dores causadas por cólicas, por exemplo.

                Outro ponto importante que merece sempre a atenção é o tempo que o animal permaneceu confinado durante o dia. Isso é detectado, contabilizado e informado pelo sensor de tranca. Se a luz vermelha estiver acesa, o alerta é de que o local necessita de cuidados especiais. A luz verde mostra que o sistema está ativo e que está tudo bem com os animais. O conjunto de câmeras transmite via internet, tudo o que acontece dentro e fora da cocheira, alertando sobre intrusos indesejados e registrando eventuais ocorrências. Para saber mais acesse www.horseangel.com.br. Informações pelo telefone: 11. 94757-2702/97143-6882.

Continue Lendo...

Revista Horse 131
Assinante, clique aqui para ler mais sobre este assunto na versão digital da Revista Horse.Se você ainda não é assinante, clique aqui e faça agora mesmo sua assinatura.O jornalismo de qualidade tem o seu valor. Pretigie a mais tradicional publicação equestre do Brasil!
Revista Horse
Deixe seu Recado