19-Mai-2020 13:42 - Atualizado em 19/05/2020 14:04
Fomento

O CAMPEIRO NA EXPOINTER

Raça conhecida como o “Marchador das Araucárias” amplia exposição e planeja crescimento para os próximos anos

horse, 2020, banners,
Horse

O CAMPEIRO NA EXPOINTER
1/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
2/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
3/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
4/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
5/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
6/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
7/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
8/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
9/10
O CAMPEIRO NA EXPOINTER
10/10
Em sua 9ª participação na Expointer, o cavalo Campeiro mostrou mais uma vez as características da raça conhecida como o “Marchador das Araucárias”, que reúne morfologia semelhante aos crioulos e andamento marchado. Representado por criadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Campeiro foi uma das 13 raças equinas presentes na 42ª edição do evento realizado em Esteio (RS).
      
                Com um trabalho intenso de resgate e melhoria da raça, a Expointer é vista por criadores e usuários como uma grande vitrine para apresentar as qualidades morfológicas de um cavalo de múltiplas funções. Todos foram unânimes em afirmar que, em 2019, a performance foi uma das melhores para o Campeiro.  Criador em Caxias do Sul (RS) e membro da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campeiro (ABRACCC), Cassiano Boff destacou que o nível dos animais vem melhorando ano a ano, fruto da dedicação de todos expositores na apresentação de seus animais. “A cada evento fica mais difícil classificar os animais em posições de destaque”, afirmou.

                       A avaliação positiva também é compartilhada por aqueles que tiveram a missão de julgar a qualidade e o desempenho em pista. O juiz Ivens Ortigari Júnior confirma que o Campeiro vem numa evolução contínua, resultado da maior profissionalização dos criadores e proprietários, além do melhoramento genético permanente. Outro fator que contribui para a evolução da raça, segundo ele, é que a ABRACCC vem, por meio dos regulamentos de exposições e provas, cobrando cada vez mais esse profissionalismo em pista. "Para o corpo de jurados, é uma grande satisfação avaliar animais de qualidade. Acreditamos na melhoria constante, como também no aumento no número de animais em pista”, avalia.

                Para o presidente da ABRACCC, Ricardo Golin, a participação do Campeiro na Expointer foi muito além das expectativas. Ele destaca que o cavalo tem sido muito bem aceito e a procura em algumas regiões do Sul do Brasil já chega a ser maior que a oferta. “Pelo andamento, pela docilidade, agregando a isso o resgate de uma raça nacional que estava jogada pelos pinheirais da região, todos que conhecem o Campeiro se encantam. Tem sido um resultado fantástico e somos muito gratos à Revista Horse, que ajudou a projetar cada vez mais o nosso cavalo”, afirma.

Crescer e sonhar

      Este ano o Núcleo Gaúcho do Campeiro conquistou dois dias para apresentação nas pistas daquela que é considerada um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. Para o próximo ano, a ideia é movimentar ainda mais a raça com provas funcionais mostrando a real aptidão do Campeiro, além da marcha.

      Segundo Cassiano Boff, a expectativa para o futuro são das mais promissoras: a meta é ocupar as pistas do parque por três dias, projetando cada vez mais o Campeiro e assim, retomando o seu espaço. Diz que o número de criadores vem crescendo, assim como a qualidade da genética oferecida ao mais novo mercado, que vem trocando cavalos de trote por um marchador legitimamente regional.

       Para o criador, um dos aspectos que contribuíram bastante para a expansão do Campeiro na Expointer foi a inauguração da casa-sede, realizada no ano passado. “Como esse ponto de apoio, ganhamos mais condições de oferecer estrutura a todos os expositores e convidados”, afirma, destacando que para os próximos anos a raça planeja novidades em parcerias com outras raças de animais marchadores.

O criador também destaca que, com a adesão de novos criadores associados, a raça tende a crescer ainda mais, principalmente em razão das qualidades que oferece. Como exemplo, ele aponta que o Campeiro também pode ser utilizado na lida com o gado nas fazendas, no laço, pois possui o "cow sense”, senso de gado. Ele também se destaca em provas de Rédeas, porque tem uma transição suave da marcha para o galope. "Sonho nosso é competir em provas de rédeas oficiais interaças com um exemplar Campeiro. Garanto que chega em igualdade com outras raças como Quarto de Milha e Crioulo”, garante.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

campeiro, 2019, imprensa,
campeiro
Homenagens -      Criadores, usuários, simpatizantes e o universo equestre brasileiro perderam, no final de agosto, uma de suas mais antigas figuras ilustres, o criador Ivadi Coninck de Almeida (foto ao lado), de 96 anos, considerado ícone do cavalo Campeiro. Foi ele quem descobriu a raça e não mediu esforços para o seu reconhecimento. Entre a legião de amigos que construiu ao longo da vida, deixou as boas lembranças e um legado. “Na constituição, na criação da raça Campeira, seu Ivadi foi de extrema importância. Tanto que a Câmara de vereadores de Curitibanos aprovou, por unanimidade, que o cavalo Campeiro seja o símbolo do município”, diz Ricardo Golin, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro (ABRACCC).

GRANDES CAMPEÕES DE 2019

Grande Campeão:
Diretor da Água Dura
Criação e exposição:  Paulo Evaristo Taddeucci, do Haras Água Dura (Caxias do Sul)

Reservado Grande Campeão:
Centauro da BV
Criação e exposição: Silvano dos Santos Teixeira Júnior (Fazenda Bela Vista), de São Francisco de Paula (RS).

Grande Campeã:
Misteriosa da Alvorada
Criação do Haras Verde Alvorada (Caxias do Sul). Exposição: Rafaela Campos da Silva (Haras do Arpoador), Caxias do Sul.

Reservada Grande Campeã:
Petúnia da Água Dura
Criação e exposição: Paulo Evaristo Taddeucci (Haras Água Dura), Caxias do Sul.
-------------------------------------------------------------------------------------------

 

Revista Horse

Deixe seu Recado