16-Set-2020 11:47
Gestão

O compliance nas associações de raça

Para sobreviver e prosperar, entidades devem se adaptar às novas exigências da sociedade, com condutas legais, éticas e sustentáveis

horse, 2020, banners,
Horse

edição 125, edições,
Edição 125
No mundo inteiro não existe raça de nenhuma espécie animal sem que exista uma Associação de criadores, que obrigatoriamente administra seu Stud Book (Livro de Registros Genealógicos). Além, é claro, de promover e fomentar as virtudes particulares de cada raça, em linha com os interesses de seus criadores associados.

O que deveria ser a regra de cada Associação, o bem comum, a imparcialidade, transparência, profissionalismo e probidade, tem se tornado a exceção. Muitas Associações têm “morrido” ao longo destes anos, onde as redes sociais e os novos meios de debates urgem de uma sociedade cada vez mais ávida por condutas legais, éticas, sustentáveis e justas do ponto de vista social por parte das empresas e principalmente instituições.

Na iniciativa privada, as empresas buscaram se adaptar a esta demanda da sociedade e das suas próprias forças de trabalho, através de um conceito chamado “Compliance”.

O que é Compliance 

No livro “Compliance 360º, a especialista em governança corporativa, Ana Paula Candeloro, define Compliance da seguinte maneira: “um conjunto de regras, padrões, procedimentos éticos e legais que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como as atitudes de seus funcionários”.

Já o doutor em Direito pela USP, Leandro Sarcedo, define Compliance da seguinte forma: “Estrutura verificadora e validadora do bom funcionamento, correção e confiabilidade da administração. Cumprimento as obrigações legais da área de atuação”...

Continue Lendo...

Revista Horse 125
Assinante, clique aqui para ler mais sobre este assunto na versão digital da Revista Horse.Se você ainda não é assinante, clique aqui e faça agora mesmo sua assinatura.O jornalismo de qualidade tem o seu valor. Pretigie a mais tradicional publicação equestre do Brasil!
Revista Horse
Daniel  Dias

Daniel Dias

é engenheiro agrônomo, sócio diretor da Agronomic Consulting, especializado em Análise de Mercado e Gestão de Empresas. Atua também como Comunicador do Agronegócio com comentários, artigos e palestras nos principais veículos de comunicação e eventos do agronegócio. Titular do Haras Arceburgo, cria cavalos Árabes desde 1989, raça da qual também é juiz oficial. Desenvolve pesquisas e estudos ligados à equinocultura de maneira geral.

Deixe seu Recado