06-Jan-2021 14:13 - Atualizado em 13/01/2021 11:34
Veterinária

O que é "resistência à insulina"

Saiba com a deficiência atua nos animais e como evitá-la com exercícios diários e uma dieta apropriada, que ajudam a evitar a obesidade e a temida laminite

Assine a Horse,
Assine a Horse

Uma doença que tem se tornado comum nos cavalos é a resistência à insulina. Há 10 anos, ninguém falava sobre essa doença, mas agora, com novas ferramentas de diagnóstico, é reconhecido que esta condição aparece em um grande número de cavalos. Mas, o que é a resistência à insulina?

veterinaria ,
O veterinário pode coletar um exame de sangue e analisar a presença de insulina
É um mau funcionamento do metabolismo caracterizado, porque os tecidos corporais não respondem normalmente frente à presença do hormônio insulina. A glicose é a fonte de energia da maioria das células no corpo. Quando os níveis de glicose no sangue sobem, por exemplo, após um determinado alimento, o pâncreas produz insulina. Determinadas células do corpo utilizam a insulina para absorver a glicose e, assim, permitir que esta atue como combustível para o corpo.

A resistência à insulina ocorre quando estas células tornam-se menos sensíveis à presença de insulina e a absorção de glicose é limitada. Quando isto ocorre, o corpo necessita de mais quantidades de insulina para mover a mesma quantidade de glicose. Em casos já graves, a glicose se acumula no sangue e a energia disponível nas células é limitado.
Quando eu posso suspeitar que meu cavalo esteja desenvolvendo resistência à insulina?

• Se ocorrer uma laminite inexplicável.
• Se sofrer da doença de “Cushings”.
• Se notarmos um aumento rápido ou contínuo de peso, especialmente quando a ração recebida está correta e baixa em calorias
• Se começar a acumular gordura no pescoço, ombros ou cruz da espádua.

Sintomas

A resistência à insulina provoca a obesidade, que pode ser prejudicial para o sistema esquelético do cavalo, para o coração e articulações, colocando uma tensão indevida sobre eles. Laminite, ou aguamento, é outra consequência da resistência à insulina. A perda de peso e de massa muscular também pode ocorrer, porque as células do cavalo estão em inanição de glicose.

Como diagnosticar?

O veterinário pode coletar um exame de sangue e analisar a presença de insulina. Se os resultados do exame sugerem hiperinsulinemia habitual, o usual é fazer outros testes, fornecendo ao cavalo glicose por via oral e / ou via intravenosa e medindo a resposta ao longo de várias horas, antes, duas horas depois e se necessário quatro horas após.

O que você pode fazer por um cavalo que sofre de resistência à insulina? Os efeitos da resistência à insulina podem ser controlados em muitos casos. Exercícios diários suaves ajudam muito, desde que o cavalo não tenha nenhum problema de claudicação ou similar. Se o cavalo está fora de forma, temos que ir devagar para ganhar forma física. O objetivo é trabalhar o cavalo cerca de 30 minutos por dia entre trote e galope. O exercício vai ajudar o cavalo a perder peso. Depois teremos de analisar e ajustar sua dieta.

Dieta adequada

Quando tivermos um diagnóstico certo, a dieta do cavalo deve ser equilibrada. O cavalo com resistência à insulina não deve receber carboidratos não-estruturais. Ou seja, deve-se remover o amido e o açúcar de sua dieta. Também não se deve fornecer feno com um elevado teor de açúcar. O teor de açúcar de feno depende de quando foi cortado; por isso teria que enviá-lo para analisar ou colocar o feno de molho por 30 a 60 minutos para remover parte do açúcar. Silagens produzidas para equinos, no entanto, possuem níveis mais baixos de açúcar, por causa do seu processamento. Apesar de seu pouco uso no Brasil, seria uma boa opção de dieta.

veterinaria ,
O cavalo vai precisar de uma nova dieta para ajudar a controlar o problema
Se começarmos com uma dieta de feno de boa qualidade, com baixo teor de açúcar (de 1% para 1,5% do peso corporal do cavalo) já estamos no caminho certo. Você pode adicionar outro produto sem melaço, como frutas, a fim de entreter o cavalo, e deve-se adicionar um multivitamínico para garantir os níveis de nutrientes.
Se for necessário adicionar um alimento para manter seu peso, usar produtos com baixos níveis glicêmicos. Estes produtos são chamados de “baixo­ amido”.

Se o diagnóstico for precoce, a resistência à insulina não é complicada de se controlar. Com um pouco de exercício e uma dieta adequada, o cavalo pode levar uma vida normal, sem grandes problemas. Se o cavalo tiver sintomas mais graves, tais como laminite, será mais complicado. Cientistas e veterinários estão estudando esta doença para saber se sua origem é genética, ou devido a algum manejo recebido das mãos humanas, ou por uma combinação de ambos. Seja o que for, tanto o veterinário como o zootecnista-nutricionista podem aconselhar os proprietários, uma vez que ambos têm protocolos para estes casos. Apesar de ser uma doença “nova” devemos sempre ter atenção com a dieta dos animais e ter um acompanhamento veterinário.

Diabetes

Caso a suspeita de resistência à insulina não se confirme, podemos estar nos deparando com um caso de Diabetes, que não é tão comum nos cavalos, mas pode acontecer. A diabetes é uma doença na qual o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente. A insulina é um hormônio que diz às células do corpo para absorverem a glicose, também conhecida como açúcar no sangue. A glicose é fonte primária da energia do corpo.
Estabelecido o diagnóstico, deve ser iniciado imediatamente o tratamento cujo objetivo primário é a redução da sintomatologia consequente à hiperglicemia e glicosúria, bem como evitar a ocorrência de complicações associadas a pacientes diabéticos, como cetoacidose e infecções­ secundárias.

O paciente diabético deve ser acompanhado periodicamente pelo médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia veterinária e pelo médico veterinário clínico geral. (Artigo publicado na edição 82 da Revista Horse)

Revista Horse
Reuel Gonçalves

Reuel Gonçalves

é Médico Veterinário Especialista em Equinos 
CRMV SP 5595 & CRMV PR 5581/S
e-mail: [email protected]

Deixe seu Recado