05-Out-2020 14:26 - Atualizado em 06/10/2020 09:05
Hipismo

Os pódios da nova geração

Prova no Rio de Janeiro define os novos campeões do Campeonato Brasileiro da Juventude 2020 nas categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim

horse, 2020, banners,
Horse

Maria Luiza Martha Vieira/Acarole do Refúgio: campeã junior, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
1/11 Maria Luiza Martha Vieira/Acarole do Refúgio: campeã juniorLuis Ruas
João Vitor Gomes de Lemos/Cristiano JMen: campeão Pré-junior, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
2/11 João Vitor Gomes de Lemos/Cristiano JMen: campeão Pré-juniorLuis Ruas
Pódio Pré-junior, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
3/11 Pódio Pré-juniorLuis Ruas
Isadora Pastore Resende Vilela/Sil For: campeã Mirim, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
4/11 Isadora Pastore Resende Vilela/Sil For: campeã MirimLuis Ruas
Fillipo Colli/Salamandra Chap Franciska: campeão Pré-mirim, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
5/11 Fillipo Colli/Salamandra Chap Franciska: campeão Pré-mirimLuis Ruas
Pódio Pré-mirim, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
6/11 Pódio Pré-mirimLuis Ruas
Pódio Mirim com Ronaldo Bittecourt Filho,  presidente da CBH, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
7/11 Pódio Mirim com Ronaldo Bittecourt Filho, presidente da CBHLuis Ruas
Pódio Junior, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
8/11 Pódio JuniorLuis Ruas
Gaetan Toque/QH Elvis C: campeão Mini-mirim, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
9/11 Gaetan Toque/QH Elvis C: campeão Mini-mirimLuis Ruas
Hélio Pessoa cercado por dirigentes e amigos em sua merecida homenagem, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
10/11 Hélio Pessoa cercado por dirigentes e amigos em sua merecida homenagemLuis Ruas
Pódio mini-mirim, Luis Ruas, Os pódios da nova geração
11/11 Pódio mini-mirimLuis Ruas

O Campeonato Brasileiro da Juventude de 2020 definiu, no último final de semana, os seus vencedores em diversas categorias. Nas provas realizadas na Sociedade Hípica Brasileira (SHB), no Rio de Janeiro, nem a chuva atrapalhou as disputas pelo primeiro lugar no pódio. Os títulos ficaram da seguinte forma: Categoria Individual Junior (14 a 18 anos), Maria Luiza da Silva Vieira/Acarole do Refúgio; Pré-junior (14 a 16 anos), João Vitor Gomes de Lemos/Cristiano Jmen;   Mirim (12 a 14 anos), Isadora Pastore Resende Vilela/Sil For; Pré-mirim (....a....), Fillipo Colli/Salamandra Chap Franciska; Mini Mirim (8 a 11 anos), Gaetan Toque/ QH Elvis C.

Uma das disputas mais acirradas ocorreu na Categoria Individual Junior (14 a 18 anos), a 1.40/1.45m. A medalha de Ouro só foi definida no baixar da bandeirola do último conjunto a entrar na segunda volta do GP Hélio Pessoa, quando a representante de São Paulo Maria Luiza Martha da Silva Vieira e sua Acarole do Refúgio, que precisavam do zero para o título, deixaram todos os obstáculos intactos. Malu Martha, como é conhecida, já tinha a Prata garantida com a tordilha Árica de Caillou, mas arrematou o Ouro mais do que merecido.

Muito feliz e cumprimentada pela família inteira, Malu, de 17 anos, é quase uma veterana no esporte: campeã brasileira de Pré-junior 2019, campeã sul-americana Pré Junior 2018 e bronze sul-americano Pré Junior 2019, ainda assim disse que ficou muito nervosa. "É meu primeiro campeonato na Junior e estou há pouco tempo montando essa égua. Mas eu não sei o que acontece, mesmo nervosa, quando entro na pista, consigo fazer direito", explicou a campeã que fechou com 13,25 pontos perdidos (pp).

Na categoria Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30/1.35m, a decisão também foi acirrada. João Vitor Gomes de Lemos, cavaleiro de Brasília filho do ginete top Geraldo Gomes de Lemos, levou Cristiano JMen à vitória, com apenas um derrube trazido do 1º percurso da decisão final e 0.40 pp da 1ª prova, totalizando 4,40 pp. "Fui campeão sul americano Mirim individual e por equipes em 2019. E esse ano me dediquei muito, principalmente durante a quarentena e consegui esse título de campeão brasileiro. Estou muito feliz, muito obrigado a todos que torceram!", festejou o cavaleiro, de 15 anos. "Se tudo seguir certinho vou fazer mais um ano de Pré junior com o Cristiano JMen, que está conosco desde os 4 anos de idade e só deu alegria até agora", finalizou.

Na categoria Mirim (12 a 14 anos), 1.20/1.25m, teve desempate para decisão da medalha de ouro e prata entre dois conjuntos de São Paulo sem faltas ao longo dos três dias de competição. A amazona do Isadora Pastore Resende Vilela, que em 2019 foi bronze, dessa vez levou o título. Isadora e Sil For zeraram o desempate em 38s70, arrematando o título brasileiro. "Esse ano eu vim para ganhar ", afirmou a campeã, de 15 anos recém completados, que dedicou o campeonato à sua égua.

No sábado (4/10), houve a decisão do Brasileiro da Juventude nas categorias Mini-mirim e Pré-mirim. Na categoria Mini-mirim (8 a 11 anos), a 1/1.05 metro, cinco conjuntos fecharam as três provas totalizando quatro percurso percursos levando a decisão a um emocionante desempate. Valeu a melhor aproximação ao tempo ideal de 41 segundos que conforme a regra só é divulgado ao final. Montando QH Elvis, o jovem talento paulista Gaetan fez pista limpa, em 40s09, resultado que lhe garantiu o título de campeão brasileiro mini-mirim 2020.

"Eu não vim aqui para ganhar, eu vim aqui para me divertir. Eu acho que obrigação é montar bem e ficar feliz com o resultado e ganhar é consequência. Mas eu fico muito feliz com o resultado e pelo meu cavalo", destacou Gaetan, emocionando a todos em entrevista ao webcanal da SHB. "Ano passado eu fui eliminando no segundo dia. Então eu vim bem nervoso para cá, mas graças a Deus, ao Cristo Redentor ali, deu tudo certo. Eu queria agradecer a minha família na França, meu pai, meus avós e dizer a todos: merci beaucup e je t´aime."

Na categoria Pré-mirim, três terminaram o terceiro dia prova e total de cinco percursos sem faltas levando a decisão ao desempate. O catarinense Fillipo Colli com Salamandra Chap Franciska, segundo no desempate, fez uma apresentação perfeita cruzando a linha de chegada sem faltas, em36s47, resultado lhe garantiu o título. "A estratégia foi não perder tempo, fazer uma curva que a primeira concorrente não tinha feito e tentar o zero. Deu certo!, festejou Fillipo, 12.

Homenagem a Hélio Pessoa

No domingo, 4/10, em cerimônia não menos emocionante antes do GP da final dos Juniores, que levou seu nome, a Hípica homenageou os 80 anos do cavaleiro internacional da casa, treinador e course designer Hélio Pessoa. Parte da família mais icônica do hipismo brasileiro, Hélio estreou em grandes competições no Brasil e nos anos 60 e 70 conquistou centenas de vitórias e classificações em concursos nacionais e internacionais. Rodolpho Figueira de Mello, presidente da FEERJ, Ronaldo Bittencourt, presidente da CBH, Antônio Alegria Simões, presidente da entidade anfitriã, Osmair Luminatti, diretor da SHB, entregaram a placa de bronze comemorativa a Hélio Pessoa, que também prestigiou a premiação dos vencedores nas categoria Junior e Pré-junior.


De olho no alto rendimento

O Campeonato Brasileiro da Juventude recebeu na sexta-feira, 3/10, a visita do diretor da Secretaria de Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luis Roberto de Moraes Duarte, a convite de Ronaldo Bittencourt Filho. Moraes Duarte ficou muito impressionado com a determinação e a capacidade de superação dos jovens concorrentes. O diretor, que é responsável justamente pelas categorias de base de alto rendimento da Secretaria, garantiu: "estamos empenhados em fazer o possível para dar mais dar mais visibilidade a este esporte tão importante e que tantas medalhas já trouxe para o país". Segundo Duarte, não há muita verba, mas a ideia que muitos têm de que se trata de um esporte caro em que os participantes não precisam de ajuda é errônea. "Estou tentando me aproximar para entender, justamente, onde posso tentar ajudar", afirmou o diretor.

Prêmios em clínicas 

O campeão, vice-campeão e o 3º lugar do Campeonato Brasileiro de cada categoria, bem como o líder do ranking brasileiro nas respectivas cinco séries Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior (a ser confirmado após a atualização da contagem de pontos) terão direito a uma clínica de alta performance com o campeão pan-americano Marlon Zanotelli e o técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat. A CBH será responsável pela locação do espaço e infraestrutura para atendimento à Clínica, custeio de passagem e hospedagem dos atletas em quartos duplos, hospedagem dos treinadores em quartos duplos e estabulagem dos animais no local de realização da Clínica. A data e o local serão divulgados em breve. 

VEJA OS RESULTADOS DE TODAS AS CATEGORIAS
Final Junior
Campeã Maria Luiza Martha Vieira / Acarole do Refúgio - FPH - 13,25 pp
Vice João Pedro de Almeida Chaves / Calanthur JMen - FEP - 16 pp
4º Antonio Dorey Correa da Veiga / Le Care - FEERJ - 22,33 pp
3º Maria Luiza Martha Vieira / Arica du Caillou - FPH - 17,65 pp
5º Antonio Cirne Lima / Quidam Forever - FGEE - 24,98 pp
6º Monique Hubner Busato / Bentley do Refúgio - FPRH - 33,63 pp

Final Pré-junior
Campeão João Vitor Gomes de Lemos / Cristiano JMen - FHBR - 4.40 pp
Vice Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Essenza TW - FPH - 5,62 pp
3º João Marcelo Monte Santos / Belina da Amoranda - FEP - 8,42 pp
4º Luiz Eduardo Requião Strutz / Lassale JMen - FPrH - 9,48 pp
5º João Marcelo Monte Santos / By Ranna Lord Pequin - FEP - 9,42 pp
6º Gabriela Munhoz Ongaratto Furlan / Horse a Porter Cheval HSL Brandy - FPrH - 9,83 pp

Final Mirim
Campeã Isadora Pastore Resende Vilela / Sil For - FPH - 0 pp
Vice João Malucelli Egoroff / Wangu Cooper - FPH - 0pp
3º Raissa Alfredo Oliveira / Libellez - FPH - 12 pp
4º Vivian Park Kang / Luna Pullman - FPH - 16 pp
5º Mateus Mussi / Cori Calei Guet II - FEERj - 20 pp
6º Vivian Park Kang / Macarena Tok - FPH - 20 pp

Final Pré-mirim

Campeão Fillipo Colli com Salamandra Chap Franciska- FCH - 0 pp - 0/36s47
Vice Clara Duque Poggi / Special - FPH - 0 pp - 0/37s80
3º Maria Vitoria Gastão da Rosa / Chronus - FCH - 0 pp - 4/41s33
4º Nina Flausino / Cancioneira JMen - FHMG - 4pp
5º Julia Felix / Donatela H20 - FHBR - 4 pp
6º Nina Storrer Müller / Extrato HI - FPrH- 4 pp

Final Mini-mirim
Campeão Gaetan Toque / QH Elvis C - FPH - 0pp - 0/40s09
Vice Theo Seebacher Branco Jordão / All Graf - FEERJ -0 pp - 0/39s88
3º Bruno Dias Cambraia Henriques Costa / Copain - FHMG - 0 pp - 0/38s45
4º Gustavo Salek Limongi / Zafira Utopia - FPH - 0pp - 0/34s84
5º Gustavo Salek Limongi / MB Karnak - FPH - 0 pp - 4/41s03
6º Rafael Naleto Gasparini / GF Catarina - FSHM - 1 pp

Assessoria CBH/Fotos Luis Ruas
Deixe seu Recado