02-Jun-2022 11:26 - Atualizado em 02/06/2022 14:59
Crioulo

Ourinhos recebe Passaporte de Morfologia do cavalo Crioulo

Seletiva para a final da Expointer será realizada dentro da 54ª Feira Agropecuária e Industrial da cidade no interior paulista

novos 2022, banners horse, 2022, banners,
Novos 2022

Estado de São Paulo também estará na rota de seletivas Passaporte da raça Crioula neste final de semana. Entre 3 e 5 de junho, o município de Ourinhos (SP) recebe, pela segunda vez, uma Exposição que habilita animais para a Morfologia da Expointer, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A programação organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos ocorre junto à 54ª Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos.

De acordo com o presidente do Núcleo organizador, o criador João Canto Porto, números expressivos para a região devem participar da agenda que terá a avaliação de Gustavo Arhanitsch: até então são 58 animais inscritos na Passaporte, mais 18 incentivos e quatro para a Concentração de Machos. E é na pista do Parque Olavo Ferreira de Sá onde, destes, serão selecionados mais oito exemplares - quatro fêmeas e quatro machos - direto para a grande mostra da Expointer. O técnico supervisor responsável pelo evento será Heitor Cheuiche Coelho.


Segundo Canto Porto, a Passaporte de Ourinhos é importante pela posição estratégica do município, por estar na divisa com o Paraná. "Com isso conseguimos trazer animais da região de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná", observa. "Como é uma feira aberta estaremos mostrando o potencial e a beleza do Cavalo Crioulo e explicando para as pessoas que estarão presentes. Ourinhos é uma porta muito importante para a raça porque agrega criadores de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. E fazer um evento em uma feira desse nível é estratégico para a raça", complementa. 

Além de alavancar a exposição da raça dentro de uma feira que é tradicional por atrair o público no município, o Núcleo Sem Fronteiras também organiza a transmissão ao vivo do julgamento na íntegra. A avaliação e entrega das premiações poderá ser acompanhada na retransmissão pelo Youtube do Cavalo Crioulo Oficial. Na noite de sábado também ocorrerá o encerramento do leilão de coberturas promovido pelo Núcleo.

Confira a programação

3 de junho de 2022 (Sexta-feira)
15h - Concentração de Machos
16h - Admissão dos Animais

4 de junho de 2022 (Sábado)
9h - Início Julgamento Categoria Incentivos
11h - Início julgamento da Passaporte
14h - Continuação Julgamento da Passaporte

5 de junho de 2022 (Domingo)
Julgamento Grandes Campeonatos e entrega de prêmios

Foto: Fagner Almeida/Divulgação Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Deixe seu Recado