14-Out-2009 10:28 - Atualizado em 11/07/2016 12:05

Pedro de Almeida e Voraz do Vouga vencem categoria Advanced

Competição de Adestramento, modalidade do hipismo, a versão 2009 do FEI World Dressage Challenge foi realizado na sexta-feira, 9 de outubro, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP).

Eleita por juizes e competidores como uma das mais importantes disputas mundiais de Adestramento pelo apoio às séries de base, a competição tem como diferencial o fato de uma mesma dupla de juízes percorrer os países de cada grupo para a avaliação dos conjuntos (cavalo/cavaleiro), facilitando a análise comparativa entre competidores das diferentes séries e países.

O FEI World Dressage Challenge é dividido em 10 grupos, em que cada grupo é formado por 5 países. O Brasil está no Grupo I com a Argentina, Chile, Uruguai e África do Sul.

Dividida em quatro diferentes séries, o desafio internacional FEI World Dressage Challenge deste ano contou com a participação de 22 concorrentes - 18 deles montando cavalos Lusitanos (PSL) - que foram avaliados pela canadense Joan Macartney e pelo holandês Eduard De Wolff van Westerrode, juizes da Federação Equestre Internacional (FEI).

Os campeões

Na série Advanced vitória do jovem cavaleiro Pedro Tavares de Almeida montando o PSL Voraz do Vouga com média final de 67,70%. O título de vice ficou com Antonio João Garcia Soares com o PSL Ufano da Boa Vista, 62,84%.

Na série Médium venceu a sueca Marie Munters montando o Brasileiro de Hipismo Akira AMM com média de 70,86%. O vice foi Mauro Pereira Junior com o Lusitano Xamballum Comando SN, 68,97%.

O primeiro lugar do pódio do Prix St. Georges, a mais exigente das séries, foi da experiente Pia Aragão com o PSL Vade-Mecum Interagro, 63,42%. Andréa Barros com o PSL Barra Uimpossível do Top foi vice com média de 58,95%.

As séries Elementary e Preliminary tiveram classificação distinta para maiores e menores de 16 anos (adultos e children).

Na Elementary adulto dois conjuntos formados por cavalos BH ocuparam os primeiros lugares do pódio com vitória do conjunto Fábio Rogério Lombardo/Maximus, 63,000%, e em segundo lugar Carolina Rosanas/Belle Binah, 58,71%. Na "children" a campeã foi Bianca Nayara Silva com o PSL Xerez de Quintana, 66,14%.

Na Preliminary vitória entre os adultos da amazona Lottie Jansen com o PSL Que´Esplanado Smar , 64,29%, enquanto na "children" a campeã Giovana Prado Pass e o PSL Sansão Itapuã, 65,18%; sua vice foi Ângela Lasarte Valdesoiro com o BH Maia da Chave, 64,64%.

Na definição dos atletas da equipe que representará o Brasil no Grupo I, antes da competição, Natacha Waddell, juíza e membro da comissão de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) acertou na escolha dos conjuntos.

O time brasileiro totalizou 207,53% na soma das médias finais de Marie Munters/Akira AMM (70,86%), Mauro Pereira Junior/Xamballum Comando SN (68,97%) - ambos da série Medium - e Pedro Tavares de Almeida/Voraz do Vouga (67,70%), da Advanced. Giovana Prado Pass/Sansão Itapuã, da Preliminary "children", também integra a equipe, mas seu resultado foi descartado para efeito de contagem no Grupo 1.

O FEI World Dressage Challenge é uma realização da Federação Equestre Internacional e no Brasil contou com a organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA).

Rute Araújo
Deixe seu Recado