30-Jul-2008 10:07 - Atualizado em 11/07/2016 12:03

Raça Crioula pronta para a Expointer

A raça Crioula tradicionalmente é um dos destaques na Expointer tanto pelo número como pela apresentação de suas qualidades nas pistas de provas e morfologia. A raça Crioula marcará presença oficial com 240 animais sendo 152 para a Exposição e outros 88 para o Freio de Ouro. Outros tantos animais passarão pelo Parque para disputar finais de Campeonatos da raça promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos- ABCCC.

A disputa da final do Freio de Ouro 2008 abre a programação da Expointer. A fase final, no domingo, consegue reunir um público de mais de três mil pessoas em torno da pista onde a raça demonstra o que de melhor tem ou seja a funcionalidade.

O Freio de Ouro 2008 será disputado por 44 fêmeas e 44 machos. Entre os concorrentes estão animais de diversos estados brasileiros, do Uruguai e da Argentina. Ficará a cargo desses animais a decisão do Freio de Ouro, Freio de Prata e Freio de Bronze, fêmea e macho, edição 2008. A prova será disputada entre os dias 28 a 31 de agosto, no Parque Assis Brasil, Esteio (RS).

Este ano foram realizadas 11 etapas Classificatórias ao Freio de Ouro 2008, com um total de 549 animais sendo duas delas Internacionais: Argentina e Uruguai. No Brasil ocorreram etapas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas Classificatórias participaram animais selecionados em 50 Credenciadoras sendo 12 delas de Inéditos. As Credenciadoras foram disputadas por um total de 1397 animais.

A Expointer será palco ainda para a decisão do Campeonato Nacional de Rédeas da ABCCC, na manhã do dia 31 de agosto. Haverá ainda durante a Expointer as finais dos Campeonatos de Campereada, Provas Infantil, Juvenil e Aspirante e do Campeonato Nacional de Paleteadas.

A Exposição da Raça Crioula na Expointer contará com 152 animais. O julgamento será desenvolvido entre os dias 1º e 2 de setembro. Os jurados já estão definidos: Francisco Martins Bastos Sobrinho e José Francisco Pereira de Moura tendo Carlos Parietti Henderson, do Uruguai, como árbitro.

Para participar da Exposição de Esteio, a ABCCC realiza as Prévias da Expointer procurando ajustar o número de baias disponíveis com o grande volume de inscrições. Este ano aconteceram oito Prévias realizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram inscritos para as Prévias, 286 animais. Destes, 90 foram aprovados pelos técnicos da ABCCC. Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe seu Recado