TAPES ganham espaço nos esportes
Como a técnica kinesio Taping, conhecida como “bandagens funcionais”, ajuda na recuperação de cavalos de esporte
A técnica de “Kinesio Taping" ganhou a atenção mundial após as Olimpíadas de 2008, na qual vários atletas apareceram na mídia utilizando os tapes, o que despertou a atenção do diversos profissionais da saúde. Atualmente é amplamente utilizada em diversos esportes: é comum observar atletas nos jogos de vôlei, tênis ou basquete com os tapes em diversas partes do corpo. As clínicas de fisioterapia também adotaram a técnica para o tratamento de diversas afecções músculo-esqueléticas. Não demorou muito para a área veterinária começar a utilizar a técnica e perceber as diversas vantagens da aplicação nos pacientes animais.
Aplicação
Os tapes podem ser aplicados em diversas regiões do corpo, como cervical, coluna e membros. Podem ser aplicados em cavalos de todas as idades, desde os jovens com deformidades flexurais até em idosos para corrigir uma alteração postural ou aliviar dor. Apesar da maior parte das aplicações se concentrar na área ortopédica, também pode ser aplicado em pós-cirúrgicos ou em casos de feridas para reduzir edemas e aderências abaixo da pele.
“Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, os tapes foram aplicados em diversos cavalos durante as horas de repouso, para ajudar a aliviar a tensão do esforço durante as provas”
A técnica deve ser aplicada somente pelo médico veterinário que passou por um curso de capacitação para a aplicação. Se aplicados de forma inadequada os tapes serão ineficazes ou poderão causar desconforto ao animal e até mesmo causar ou agravar uma lesão. Para uma aplicação de sucesso é necessário o conhecimento da anatomia, biomecânica e também das técnicas de aplicação dos tapes. Previamente é realizada uma avaliação do cavalo na qual os problemas são identificados e baseado no conhecimento das técnicas, o profissional decide qual o melhor recorte, tamanho e grau de tensão que deve ser aplicado. Após a aplicação do tape o profissional deve reavaliar o animal para ver se os objetivos foram alcançados.
No Brasil a aplicação dos tapes é crescente, com um número cada vez maior de cursos e profissionais aptos a aplicar. Esta é mais uma técnica que os médicos veterinários podem utilizar para o tratamento e bem estar dos cavalos.
Principais aplicações nos cavalos
- Alívio da dor: a diminuição da dor é explicada pela Teoria das Comportas (Melzac e Wall, 1965) que explica como a dor pode ser inibida através do estímulo de receptores na pele. Assim, a aplicação do tape numa região de dor provoca uma inibição contínua da transmissão do estímulo da dor. Os tapes são uma interessante ferramenta para o controle da dor localizada.
- Redução de edemas: nesta técnica de aplicação, o objetivo é elevar os planos dos tecidos, diminuindo a pressão sobre os vasos linfáticos e criando “canais” de menor pressão sob a pele, para os quais o edema é direcionado para o linfonodo mais próximo e assim, eliminado de forma mais rápida. Podem ser tratados edemas em membros, ao redor de feridas, ou mesmo em pós-cirúrgicos.
- Facilitar a contração ou o relaxamento muscular: conforme o sentido no qual é aplicado, o tape pode favorecer a
- Correção postural ou estabilizar estruturas: o tape pode promover um estímulo proprioceptivo e mecânico que leva a uma maior estabilização de estruturas como coluna, ligamentos e articulações.
- Prevenir ou eliminar aderências: Uma inflamação local pode levar à aderências nos planos de tecidos ou estruturas próximas, por deposição de fibrina. O tape atua sobre a direção das forças de tensão que agem na região levando a uma reconfiguração da fáscia na região da aderência. Assim é útil para prevenção de aderências abaixo de cicatrizes cirúrgicas e entres estruturas próximas a um processo inflamatório, por exemplo entre tendões, entre músculos, etc.
-------------------------------------------------------------------------------------
Solange Mikail é médica-veterinária, instrutora dos cursos da MTC - Medical Tape Concept. Autora do livro Fisioterapia Veterinária, Manoel 2005 e 2008. Equine Therapist Team Leader nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016. Diplomate American College of Veterinary Sports Medicine and Rehabilitation.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ETTL, R. Kinesiology Taping for Horses - Relieve pain - optimize movement. 2016 Verhaag Drukkerj BV, 207 pags.
MOLLE S. Kinesio Taping Fundamentals for the Equine Athlete. In: KING, MR; DAVIDSON EJ , editors Rehabilitation of the Equine Athlete - Veterinary Clinics of North America April 2016 Vol 32 number 1 p.103-113
Deixe seu Recado