11-Fev-2020 18:06 - Atualizado em 11/02/2020 18:37
Veterinária

TAPES ganham espaço nos esportes

Como a técnica kinesio Taping, conhecida como “bandagens funcionais”, ajuda na recuperação de cavalos de esporte

banners,
Banners

veterinária, taping, exercício, kinesio, Solange Mikail
Foto 1: aplicação do tape durante o exercício em caso em reabilitação de ruptura da estrutura músculo tendínea Peroneus tertius.Solange Mikail
As Bandagens Funcionais (ou a técnica de Kinesio Taping) foram inventadas em 1979 pelo Dr. Kenzo Kaze, quiropraxista humano, quando procurava uma forma de terapia para ser utilizada entre as sessões de quiropraxia. O objetivo era que o paciente continuasse sobre algum estímulo que aliviasse a dor e que não causasse restrição total do movimento, pois este tem um papel importante na cicatrização. Assim criou uma bandagem que consistia numa faixa de tecido de algodão, com propriedades elásticas, capaz de alongar apenas num sentido e com uma cola anti-alérgica que pode permanecer no local de aplicação por vários dias (inclusive não descolando durante o banho ou exercícios).

A técnica de “Kinesio Taping" ganhou a atenção mundial após as Olimpíadas de 2008, na qual vários atletas apareceram na mídia utilizando os tapes, o que despertou a atenção do diversos profissionais da saúde. Atualmente é amplamente utilizada em diversos esportes: é comum observar atletas nos jogos de vôlei, tênis ou basquete com os tapes em diversas partes do corpo. As clínicas de fisioterapia também adotaram a técnica para o tratamento de diversas afecções músculo-esqueléticas. Não demorou muito para a área veterinária começar a utilizar a técnica e perceber as diversas vantagens da aplicação nos pacientes animais.

Aplicação

Os tapes podem ser aplicados em diversas regiões do corpo, como cervical, coluna e membros. Podem ser aplicados em cavalos de todas as idades, desde os jovens com deformidades flexurais até em idosos para corrigir uma alteração postural ou aliviar dor. Apesar da maior parte das aplicações se concentrar na área ortopédica, também pode ser aplicado em pós-cirúrgicos ou em casos de feridas para reduzir edemas e aderências abaixo da pele.

veterinária, coluna, quadril, kinesio, taping, Camila Morandini
Foto 2: Estabilização da coluna e quadril. Esta aplicação é útil para dor, para transporte e para casos neurológicos.Camila Morandini
Nas provas organizadas pela FEI (Fédération Equestre Internationale), o uso das bandagens funcionais é proibido nas pistas, mas é liberado para utilização nos estábulos. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, os tapes foram aplicados em diversos cavalos durante as horas de repouso, para ajudar a aliviar a tensão do esforço durante as provas.

“Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, os tapes foram aplicados em diversos cavalos durante as horas de repouso, para ajudar a aliviar a tensão do esforço durante as provas”

A técnica deve ser aplicada somente pelo médico veterinário que passou por um curso de capacitação para a aplicação. Se aplicados de forma inadequada os tapes serão ineficazes ou poderão causar desconforto ao animal e até mesmo causar ou agravar uma lesão. Para uma aplicação de sucesso é necessário o conhecimento da anatomia, biomecânica e também das técnicas de aplicação dos tapes. Previamente é realizada uma avaliação do cavalo na qual os problemas são identificados e baseado no conhecimento das técnicas, o profissional decide qual o melhor recorte, tamanho e grau de tensão que deve ser aplicado. Após a aplicação do tape o profissional deve reavaliar o animal para ver se os objetivos foram alcançados.

No Brasil a aplicação  dos tapes é crescente, com um número cada vez maior de cursos e profissionais aptos a aplicar. Esta é mais uma técnica que os médicos veterinários podem utilizar para o tratamento e bem estar dos cavalos.

Principais aplicações nos cavalos

-    Alívio da dor: a diminuição da dor é explicada pela Teoria das Comportas (Melzac e Wall, 1965) que explica como a dor pode ser inibida através do estímulo de receptores na pele. Assim, a aplicação do tape numa região de dor provoca uma inibição contínua da transmissão do estímulo da dor. Os tapes são uma interessante ferramenta para o controle da dor localizada.

-    Redução de edemas: nesta técnica de aplicação, o objetivo é elevar os planos dos tecidos, diminuindo a pressão sobre os vasos linfáticos e criando “canais” de menor pressão sob a pele, para os quais o edema é direcionado para o linfonodo mais próximo e assim, eliminado de forma mais rápida. Podem ser tratados edemas em membros, ao redor de feridas, ou mesmo em pós-cirúrgicos.

-    Facilitar a contração ou o relaxamento muscular: conforme o sentido no qual é aplicado, o tape pode favorecer a

veterinária, kinesio, taping, relaxamento, cavalo, equino, Davi Carrano
Foto 3: para relaxar a linha superior e tonificar a linha inferior da cervical e o abdômen.Davi Carrano
contração muscular (ajuda a tonificar um músculo fraco), ou ao contrário, pode ser aplicado para favorecer o relaxamento muscular (ajuda a eliminar tensões e contraturas musculares). Isso ocorre graças a propriedade de “recoil" do tape, que faz com que ele funcione como um elástico que direciona a força de tração para o ponto de origem da aplicação. Essa propriedade favorece a utilização do tape em três situações: corrigir alterações posturais, alterar o movimento durante os exercícios (ex.: para corrigir um movimento patológico) e ajudar no controle neuromuscular de pacientes neurológicos (ex.: melhorando a coordenação e a força de contração).

-    Correção postural ou estabilizar estruturas: o tape pode promover um estímulo proprioceptivo e mecânico que leva a uma maior estabilização de estruturas como coluna, ligamentos e articulações.

-    Prevenir ou eliminar aderências: Uma inflamação local pode levar à aderências nos planos de tecidos ou estruturas próximas, por deposição de fibrina.  O tape atua sobre a direção das forças de tensão que agem na região levando a uma reconfiguração da fáscia na região da aderência. Assim é útil para prevenção de aderências abaixo de cicatrizes cirúrgicas e entres estruturas próximas a um processo inflamatório, por exemplo entre tendões, entre músculos, etc.

-------------------------------------------------------------------------------------

Solange Mikail é médica-veterinária, instrutora dos cursos da MTC - Medical Tape Concept. Autora do livro Fisioterapia Veterinária, Manoel 2005 e 2008. Equine Therapist Team Leader nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016. Diplomate American College of Veterinary Sports Medicine and Rehabilitation.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ETTL, R. Kinesiology Taping for Horses - Relieve pain - optimize movement. 2016 Verhaag Drukkerj BV, 207 pags.

MOLLE S. Kinesio Taping Fundamentals for the Equine Athlete. In: KING, MR; DAVIDSON EJ , editors Rehabilitation of the Equine Athlete - Veterinary Clinics of North America April 2016 Vol 32 number 1 p.103-113

Revista Horse/Solange Mikail
Deixe seu Recado