Tire suas Dúvidas
Envie sua pergunta
Resposta
Tenho um animal da raça Quarto de Milha, de oito anos que está obeso e, por isso, não consegue ser ágil. O que devo fazer para ele emagrecer e melhorar a performance nos treinamentos?
Este é um assunto complexo. Porém, segue algumas considerações rápidas: primeiramente deve-se analisar o peso atual do animal e o a ser obtido. A medição do peso pode ser feita por balança ou equações de estimativa que levam em considerações medidas corporais do animal.
Outro ponto importante é ter ideia do escore corporal adequado. Esta medida visual é uma ferramenta prática e auxilia muito bem para chegar ao peso ideal do animal, assim como para alimentá-lo no dia a dia. Teríamos então: 1-extremamente magro, 2-magro, 3-ideal, 4-gordo, 5-muito gordo.
A exigência nutricional de um equino depende da idade, peso, atividade física, dentre outros aspectos; e atender as exigências nutricionais significa buscar o melhor escore corporal. Com relação ao manejo nutricional é preciso alimentar o equino o maior número de vezes ao dia, sempre atendendo de forma adequada a relação energia e proteína. Além de fazer com que ele tenha uma atividade física regular para acelerar o metabolismo. Com isso, fazemos o animal perder peso e adquirir massa muscular, pois os nutrientes e, principalmente, a energia será direcionada para a atividade física.
Vale ressaltar que não existe dieta perfeita e sim uma dieta equilibrada, que aliada ao bom condicionamento físico favorece as chances de ótimo desempenho.
Ainda com relação ao manejo alimentar temos duas situações possíveis: a primeira seria um animal a campo obeso e que pasteja no mínimo 1/3 do dia, consumindo pequenas quantidades forragens, mas várias vezes ao dia. Em outro caso, se o animal estiver em manutenção e não realiza atividade física é aconselhável exercitá-lo diariamente. Se ele faz algum exercício e permanece gordo, recomenda-se adequar a quantidade de alimento concentrado (ração) suplementado de forma a atender as exigências nutricionais diárias, sem excesso.
Outra situação seria com um animal estabulado, para este, deve-se determinar seu peso para estimar a quantidade de alimento diário, calcular o consumo de concentrado com base na exigência de energia e adequar o restante do montante da dieta com feno.
O total de alimento deve ser fornecido, preferencialmente, em seis refeições diárias, sendo a primeira e a última por volumoso.
Leonir Bueno Ribeiro
é MSc. Zootecnia – Produção e Nutrição de equinos.