Tire suas Dúvidas

Envie sua pergunta

Existem campos que requerem sua atenção!
Enviando...
Enviada com sucesso !!! Obrigado por enviar sua pergunta. Em breve enviaremos uma resposta.

Resposta

Gostaria de saber se dar banho no cavalo logo após um longo passeio ou trabalho é perigoso? Como devo fazer?

Rodrigo Steiner Miclos
Santos (SP)
25 de Julho de 2016 - 09:50

Henrique Noronha responde

O banho para os cavalos, logo após uma longa atividade física, seja trabalho ou lazer, é muito bem-vindo! O banho, além de retirar o suor (e os sais depositados por ele), elimina depósitos de areia, barro, e outras sujidades, de acordo com cada terreno, e ainda é muito relaxante.

O cuidado que devemos ter é com a temperatura do ambiente, do animal e, consequentemente, da água. Os “choques térmicos” podem gerar consequências graves para a saúde dos cavalos.

Em dias quentes, ou com cavalos quentes (recém-trabalhados) recomendamos começar o banho pelas patas por alguns minutos, e posteriormente começar a “subir” a água, molhando a barriga e o pescoço, para só após alguns minutos chegar ao lombo, onde normalmente a temperatura é mais alta devido as encilhas. Uma boa ducha de água fria, durante 15 a 20 minutos, ajuda a musculatura a relaxar, e favorece a recuperação muscular pós-exercício.

Em dias frios, os banhos devem ser mais criteriosos, pois o cavalo não deve jamais passar a noite molhado ou úmido. Se o banho for realmente necessário nestes dias, recomenda-se lavar o cavalo apenas “por baixo”, ou seja, lavar apenas as patas e barriga, e deixar o banho completo para os dias mais amenos. Nestes casos, opte por dar o banho nas horas mais quentes do dia, como no início da tarde, por exemplo, assim dá tempo para o cavalo secar-se antes de chegar a noite, que normalmente é mais fria.

Para secar, recomendamos retirar o excesso de água com um pequeno rodo de borracha, específico para equinos, e deixar o cavalo em local seco e com sombra. Nos dias frios, é possível usar uma capa chamada “Cooler”, que serve para manter o cavalo aquecido, em quanto se seca.

 

Henrique Noronha

É médico veterinário, sócio da Equine Clinic e professor de curso de Pós-Graduação e qualificação na escola Qualittas.

e-mail: [email protected]

 

Voltar