Tire suas Dúvidas
Envie sua pergunta
Resposta
Meu cavalo tem coceira no rosto e pescoço. Chega a morder e tirar os pelos e ou coca a cabeça onde é possível. O que faço?
As afecções dermatológicas que levam ao prurido intenso em equinos são diversas e variam de uma simples dermatite de contato por algum produto ou planta ao qual o cavalo pode ser alérgico, uma dermatofilose (infecção fúngica da pele), algum problema psicogênico (de fundo psicológico) em animais que ficam muito presos a até uma possível sarna, que, apesar de rara em equinos, ainda assim é possível.
O primeiro passo para descobrir geralmente se baseia na análise do histórico da doença e do manejo ao qual o cavalo é submetido. Para os casos de dermatite alérgica, deve-se investigar a presença de ectoparasitas como carrapatos e também se o ambiente possui muitas moscas, em especial a mosca dos estábulos, muito semelhante à mosca doméstica, mas com um apetite voraz por sangue. Esta mosca é comum no Brasil e é comum ver cavalos alérgicos a ela. Caso seja esse o problema, o tratamento consiste no controle destes animais e na administração de antialérgicos, que devem ser receitados pelo veterinário.
Como citado acima ainda é possível que os animais desenvolvam dermatopatias secundárias a fatores psicológicos. Quando animais são muito inquietos e ficam muito tempo fechados, acabam desenvolvendo manias indesejáveis, como a de se morder ou ainda de se esfregar em algum local da cocheira fazendo, inclusive, perder os pelos e, se houver lesão na pele, pode ser a porta de entrada para alguns microorganismos.
As sarnas, apesar de pouco comuns nos equinos, são ainda vistas em alguns casos, originando muita coceira nos animais afetados e também queda de pelos. São oriundas da infestação por ácaros, geralmente Sarcoptes Scabiei, e o tratamento consiste na pulverização com venenos específicos e na administração sistêmica de medicamentos eficazes no controle do ácaro.
Cuidados
Não utilize nunca as mantas, selas e arreios de um animal que apresente estes sintomas em outro sem que sejam lavadas ou pulverizadas com solução de água e iodophor e colocadas ao sol.
Não menos importante e mais rotineiramente encontradas na clínica estão as infecções causadas por fungos. Geralmente são causadas por ambientes úmidos e quentes, em animais que ficam muito tempo suados ou molhados após o banho. Pode ser transmitida diretamente de animal para animal ou indiretamente através de mantas, raspadeiras e escovas.
Os fungos comprometem a integridade dos pelos, levando à queda excessiva e deixando áreas com pouco ou nenhum pelo. Produzem substâncias tóxicas e alérgicas que podem deixar o local inflamado, por vezes com descamação, levando à coceira. Podem estar acompanhados de infecções secundárias por bactérias também e o tratamento também inclui banhos por pulverização e medicamentos sistêmicos.
Aqui vimos apenas algumas das doenças que podem acometer a pele do cavalo, para a diferenciação e tratamento mais correto é imprescindível que o diagnóstico correto seja feito através de um veterinário que poderá fazer exames de citologia, raspados de pele e até biopsia quando há suspeita de doenças mais graves.
--------------------------------------------------------------------------------
Daniel Zacarias Zago é médico veterinário formado pela Unisa/SP e atua na área de clínica geral , nutrição e reprodução equina