Tire suas Dúvidas
Envie sua pergunta
Resposta
Muito se escuta falar que selas e arreios de má qualidade podem pisar um cavalo. Porém, o que seria essa "má qualidade"? O que uma sela ou um arreio tem de diferente que pisa o animal?
Leonardo, claro que existe material de má qualidade como por exemplo couro, ferragens, acabamentos e trabalho manual e material de má qualidade. Mas o que torna uma sela ou arreio de real má qualidade é não servir ao cavalo e cavaleiro idealmente.
Cada cavalo e cada cavaleiro tem uma anatomia única, que independe de raça, idade e condição física. E o equipamento deveria ser de “preferência” desenhado para esse conjunto.
Uma sela grande ou pequena demais pode prejudicar o conjunto mudando a biomecânica do trabalho e causando lesões para ambos (animal e cavaleiro).
Sempre deve-se comparar uma sela a um calçado. Para que seja confortável ao atleta é preciso que os acessórios para desenvolver sua função estejam servindo perfeitos para ele. Isso se aplica às selas e aos arreios. Ainda com o exemplo do “calçado”, se o tênis serve, não existe necessidade de usar 2 ou 3 meias, pois o tênis ficará apertado.
Com a nossa economia e dificuldade de achar um equipamento ideal, diria que deveríamos experimentar o equipamento antes de comprar, assim como o test-drive de um carro. Existem medidas anatômicas do cavalo que são facilmente desenhadas em qualquer cavalo para que se possa saber como posicionar corretamente uma sela.
Nem sempre comprar a sela mais cara do mercado significa que ela será perfeita para você ou o cavalo. Qualidade, sim, é primordial para que não exista a necessidade de comprar material novo sempre
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta de Luli Kratschmer, médica-veterinária, quiropraxista equina, proprietária da empresa QuiroEquus e Saddle-fitter. Responsável pela Saddle Fitting Brazil e Saddlefit4life Brasil