Tire suas Dúvidas

Envie sua pergunta

Existem campos que requerem sua atenção!
Enviando...
Enviada com sucesso !!! Obrigado por enviar sua pergunta. Em breve enviaremos uma resposta.

Resposta

Muito se escuta falar que selas e arreios de má qualidade podem pisar um cavalo. Porém, o que seria essa "má qualidade"? O que uma sela ou um arreio tem de diferente que pisa o animal?

Leonardo Minatel
Torrinha (SP)
20 de Maio de 2020 - 11:57

Horse

Leonardo, claro que existe material de má qualidade como por exemplo couro, ferragens, acabamentos e trabalho manual e material de má qualidade. Mas o que torna uma sela ou arreio de real má qualidade é não servir ao cavalo e cavaleiro idealmente.

Cada cavalo e cada cavaleiro tem uma anatomia única, que independe de raça, idade e condição física. E o equipamento deveria ser de “preferência” desenhado para esse conjunto.

Uma sela grande ou pequena demais pode prejudicar o conjunto mudando a biomecânica do trabalho e causando lesões para ambos (animal e cavaleiro).

Sempre deve-se comparar uma sela a um calçado. Para que seja confortável ao atleta é preciso que os acessórios para desenvolver sua função estejam servindo perfeitos para ele. Isso se aplica às selas e aos arreios. Ainda com o exemplo do “calçado”, se o tênis serve, não existe necessidade de usar 2 ou 3 meias, pois o tênis ficará apertado.

Com a nossa economia e dificuldade de achar um equipamento ideal, diria que deveríamos experimentar o equipamento antes de comprar, assim como o test-drive de um carro. Existem medidas anatômicas do cavalo que são facilmente desenhadas em qualquer cavalo para que se possa saber como posicionar corretamente uma sela.

Nem sempre comprar a sela mais cara do mercado significa que ela será perfeita para você ou o cavalo. Qualidade, sim, é primordial para que não exista a necessidade de comprar material novo sempre

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta de Luli Kratschmer,  médica-veterinária, quiropraxista equina, proprietária da empresa QuiroEquus e Saddle-fitter. Responsável pela Saddle Fitting Brazil e Saddlefit4life Brasil

Voltar